Cisterna Para Água da Chuva - Por Que O Dimensionamento É Tão Importante? - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Cisterna Para Água da Chuva – Por Que O Dimensionamento É Tão Importante?

Comentários (0) Aproveitamento de Água da Chuva, Cisterna Pronta, Cisternas

Se você já ouviu falar, ou mesmo se já pensou em ter um sistema de aproveitamento de água da chuva, deve ter em algum momento se questionado sobre o volume ideal de água a ser reservada. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre um dos passos mais fundamentais na hora de adquirir a sua cisterna para aproveitamento de água da chuva: O Dimensionamento.

Antes de mais nada, a Cisterna

As Cisternas para Aproveitamento de Água da Chuva são reservatórios específicos para esta função e usualmente são enterradas (o que oferta proteção extra à água armazenada). Além da cisterna para aproveitamento de água da chuva, este tipo de reservatório também pode ser utilizado para armazenar água potável, ou até mesmo como tanque de retardo, um sistema de retenção de águas pluviais que já é requerido em novas obras por diversos municípios. O reservatório é o mesmo, o que muda são os equipamentos instalados para cada finalidade. Há ainda os reservatórios “híbridos” que podem funcionar tanto como tanque de retardo como sistema de aproveitamento de água da chuva.

Já sobre o formato existem dois possíveis: a cisterna vertical e a cisterna horizontal. Tal flexibilidade de formatos e aplicações permite que a cisterna seja instalada mesmo onde há muito pouca área disponível.

Agora sim, o Dimensionamento

Agora que você já conhece os tipos e aplicações de Cisternas, é importante falarmos sobre o dimensionamento, a etapa mais importante do projeto.

Basicamente, utilizamos 2 critérios para dimensionar uma Cisterna: A área de telhado disponível e o histórico de precipitação de 30 anos da cidade onde o sistema será instalado.

Este estudo irá dizer exatamente o volume mínimo e máximo da cisterna para água da chuva, evitando assim que o reservatório seja super ou subdimensionado, e que também armazene água da chuva suficiente durante os períodos de baixa ocorrência de chuvas.

Com isso, você garante o melhor custo-benefício de seu sistema e acelera o retorno sobre o investimento, que neste caso acontece com a economia obtida na conta de água.Se você deseja saber o tamanho correto de sua Cisterna, clique aqui e dimensione seu sistema. Nossos especialistas cuidarão de tudo, cabendo a você apenas aproveitar toda a economia e sustentabilidade que este sistema tem a oferecer para seu imóvel.