Cisterna Para Água da Chuva em Condomínios - Sustentabilidade, Economia e Segurança - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Cisterna Para Água da Chuva em Condomínios – Sustentabilidade, Economia e Segurança

Comentários (0) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Cisterna Pronta, Cisternas

Desde a crise de 2014 a água da chuva passou a ter um novo significado no Brasil. Apesar desta temática não ser novidade aqui no Blog da EcoCasa, ainda causa muita curiosidade e interesse nas pessoas, afinal, a ideia de uma casa autônoma é sempre bem vinda, uma vez que a autonomia hídrica, assim como a energética carrega consigo benefícios econômicos, sociais e ambientais. 

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre uma aplicação que cresceu muito nos últimos anos: O uso de água da chuva em condomínios. 

Primeiramente, o que é uma cisterna para água da chuva e como ela pode ser usada?

Segundo a Norma Brasileira para Aproveitamento de Águas Pluviais, a NBR 15527, que passou por uma recente e importante revisão, as cisternas são dispositivos do sistema de aproveitamento de água da chuva, este que vai muito além de um simples reservatório. Se engana quem pensa que aproveitar água da chuva é sobre direcionar a água diretamente para uma caixa d’água. Existem procedimentos previstos na norma que precisam ser adotados para garantir, principalmente, a segurança operacional do sistema.

Antes de qualquer coisa, para se ter uma Cisterna para Água da Chuva é necessário o correto dimensionamento. Se além da valorização do imóvel, você busca benefícios como retorno sobre o investimento, sua Cisterna precisa servir aos períodos de estiagem. Para isso, é feito um estudo com base nos últimos 30 anos de chuva em sua região, contrastado com a área de telhado disponível para coleta, isso porque, no Brasil somente a água da chuva proveniente do telhado pode ser captada.

Uma vez que a Cisterna é bem dimensionada, você garantirá economia na conta de água, o que ocasionará uma diminuição em sua faixa de consumo e consequentemente uma redução no custo final da conta. Isso, com o passar dos anos, ocasionará um retorno sobre o investimento feito no sistema.

Já falamos bastante sobre a Cisterna, porém, outros itens são importantes para garantir a segurança operacional do sistema e a qualidade final da água. Além de uma Cisterna,  a Norma Brasileira para Aproveitamento de Água da Chuva prevê o uso de um dispositivo de filtragem adequado (filtro para água da chuva), um sistema de freio d’água (que impede o turbilhonamento de pequenas partículas no interior da Cisterna) e uma bóia coletora, para que a água coletada seja sempre a da superfície (água mais limpa).

Isso tudo garante uma qualidade superior da água armazenada. Mas é importante ressaltar que jamais deve-se consumir a água da chuva, aliás, a norma é bem clara ao indicar esta água apenas para usos não potáveis.

Aproveitamento de Água da Chuva em Condomínios

Uma ótima aplicação de Cisternas para aproveitamento de água da chuva é o seu uso em condomínios. Este tipo de uso ganhou inúmeros adeptos nos últimos anos. Ao utilizar uma cisterna para suprir a demanda de água não potável nas áreas comuns de seu condomínio todos saem ganhando, isso porque essa água pode ser utilizada para fins menos nobres, tais como:

  • Lavagem de Pisos e Pátios;
  • Lavagem de Veículos;
  • Limpeza interna e externa;
  • Hidrantes e Sistemas Anti Incêndio; 
  • Descargas de Vasos Sanitários;
  • Rega de Plantas e Jardins;
  • Entre Outros.

Já pensou em quanta economia seu condomínio pode obter utilizando um sistema de água da chuva dimensionado corretamente? Fale agora com um de nossos especialistas e conheça as opções disponíveis para sua região. 

Venha com a gente sustentar novas ideias e viabilizar soluções!

Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda? Manda um Whats!
👋 Olá! Como podemos te ajudar hoje?
Powered by