A Qualidade:
Neste item são definidos os equipamentos de filtragem e pré-reservação, – onde são removidos todos os elementos que são passíveis de degradação da água que após passar pelo filtro de água da chuva será reservada em sua cisterna (Reservatório destinado ao armazenamento da água de chuva coletada).
A água da chuva possui excelente qualidade, mas cada tipo de uso pode precisar de um tratamento específico, por isso alguns equipamentos são recomendados para garantir a qualidade final da água, alguns deles são: filtro de areia, sistemas de desinfecção, Sistema de bombeamento, etc.
Uma vez observados esses fatores, o projeto de aproveitamento de água de chuva, além de atuar no controle e gerenciamento de enchentes, também oferecerá água de excelente qualidade a fim de substituir a água potável em fins menos nobres como: limpeza de pisos e equipamentos em geral, irrigação, drenagem sanitária, resfriamento e processos industriais, entre outros usos.
Além de cuidados normais de qualquer projeto de engenharia, recomenda-se que as diretrizes da Norma Técnica Brasileira – ABNT/NBR 15.527/ 2007, para aproveitamento de águas pluviais, sejam observadas a fim de se ter um projeto seguro e eficiente.