Água da Chuva - Onde Podemos Utilizar? - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Água da Chuva – Onde Podemos Utilizar?

Comentários (0) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Cisterna Pronta, Cisternas

No artigo de hoje vamos nos aprofundar a respeito dos possíveis usos para água coletada da chuva. Antes de mais nada, é preciso reafirmar que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) instrui em sua NBR 15.527 para usos de Água da Chuva que a mesma não pode ser utilizada para fins potáveis. Isso significa que não devemos consumir ou ingerir essa água, pois ela não é adequada ao nosso organismo.

Pensando nisso, separamos em uma lista alguns usos não potáveis bastante comuns e interessantes para quem está pensando em aproveitar Água da Chuva. Confira:

 

  • Descargas sanitárias

Os banheiros são os campeões de consumo de água em residências, representando cerca de 60% de todo o gasto. As descargas são responsáveis por grande parte desse número e estão presentes em todos os tipos de imóveis, desde os residenciais até os industriais e corporativos. 

Dependendo do modelo da descarga utilizada, o consumo pode bater os 50% do total gasto no ambiente todo, ultrapassado até mesmo os chuveiros. Estima-se que uma pessoa gaste em média 35 litros de água potável em descargas sanitárias por dia, sendo que esse valor pode ser zerado ao utilizar água da chuva para esse fim. 

 

  • Lavagem automotiva

Uma mangueira gasta em média 10 litros de água por minuto, ou seja, ao lavar um carro é possível bater facilmente o gasto de 100 litros de água potável. Esse número pode ser diminuído consideravelmente dependendo da consciência de quem está lavando. Contudo, ainda assim, a água para tal atividade não precisa ser potável, podendo ser facilmente substituída pela água da chuva. 

 

  • Irrigação de jardins

Jardins fazem parte de residências em todo o mundo. Sejam eles os grandes jardins de metros e metros quadrados até o pequeno aglomerado de vasos nas sacadas dos prédios. É difícil mensurar o quanto de água é gasto nesse tipo de irrigação, visto que varia muito, mas sabemos que não há necessidade de utilizar água potável para essa finalidade. 

 

  • Limpeza geral

A Água da Chuva pode ser utilizada na limpeza interna e externa de imóveis, sejam eles residenciais ou não. Por não conter substâncias como cloro e cálcio, a água pluvial é ainda mais recomendada para limpeza de janelas e pisos do que a água da rede. Ou seja, ao utilizar Água da Chuva na limpeza geral de seu imóvel, você estaria economizando dinheiro, ajudando o meio ambiente e entregando um serviço de maior qualidade.

 

  • Decoração

Lagos ornamentais, tal como outras opções decorativas que utilizam água, como cascatas e chafarizes, são lindos e adicionam um toque muito elegante e especial aos ambientes. A Água da Chuva pode tornar esses ornamentos ainda mais naturais, além de impedir que água potável seja desperdiçada na decoração.

 

  • Sistemas Anti-incêndio 

Uma prática cada vez mais comum no cenário da construção civil sustentável é a utilização de cisternas para água de chuva como fonte de hidrantes e bombeamentos de emergência. Dessa maneira, a água potável que seria utilizada para apagar ou conter incêndios é substituída pela água pluvial.

 

  • Lavagem de roupas  

A Água da Chuva pode ser muito bem utilizada também na lavagem de roupas, outra atividade do dia a dia que consome uma quantidade bastante significativa de água. A NBR 15.527 não cita regulamentos para esse fim, mas recomendamos que a água passe por algum processo de desinfecção para garantir sua qualidade e segurança neste processo.

As opções aqui citadas representam os mais comuns usos para aproveitamento de Água de Chuva. Para alcançar um nível relevante de economia de água é extremamente recomendado a instalação de uma Cisterna, capaz de coletar, armazenar e já fazer o processo de filtragem da água pluvial, posteriormente direcionando-a para cada finalidade. A ECOCASA é a primeira empresa de tecnologias ambientais do Brasil e oferece consultoria especializada para quem quer fazer uso desta e de outras tecnologias sustentáveis. Clique aqui e fale agora mesmo com nossos atendentes.

Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda? Manda um Whats!
👋 Olá! Como podemos te ajudar hoje?
Powered by