Se tratar o esgoto no local onde ele é produzido já é um assunto que atrai a curiosidade de milhares de pessoas, já imaginou poder reutilizar a água tratada deste esgoto com o objetivo de economizar água potável?

Bem, é isso o que vem acontecendo no cenário da construção sustentável – E estamos falando de casa mesmo, o Brasil avança a passos largos na aplicação da incrível tecnologia que permite tratar o esgoto no local, tornando sua água apropriada para alguns tipos de usos domésticos.

Atualmente, o uso que mais ganhou evidência e que vem sendo aplicado em grande escala em milhares de projetos residenciais e industriais é o reúso para a irrigação. Como você bem deve imaginar, a irrigação é um dos usos que mais consome água potável em residências, e, consequentemente, quanto maior o jardim, maiores serão os gastos.

No Brasil, já é plenamente possível tratar a água residual do tratamento de esgoto para que a mesma obtenha as características necessárias para atender a um projeto de irrigação. Essa água, acaba sendo inclusive benéfica para este fim, pois carrega consigo uma carga orgânica que ajuda na nutrição das plantas.

Outro uso que também vem crescendo consideravelmente são os sistemas Blend. Este sistema consiste no consorciamento da água de reúso com a água da chuva, que também é outra fonte excelente para a irrigação. Com isso, é possível aumentar ainda mais a capacidade hídrica sustentável de um projeto hidráulico.

Um ponto importante a se observar é que, ao implementar este sistema, a água de chuva não pode ser totalmente comprometida, pois ela também pode ser utilizada para substituir a água potável em descargas, limpeza, dentre outros fins menos nobres.

Quer saber mais sobre os sistemas Blend assim como a melhor opção de reúso para seu projeto? Fale com nossos especialistas, eles irão dimensionar a melhor solução para que você tenha o melhor sistema disponível em seu projeto.