8º Fórum Mundial Da Água - Confira os destaques do primeiro dia do evento - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

8º Fórum Mundial Da Água – Confira os destaques do primeiro dia do evento

Comentários (1) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Crise Hídrica, Notícias

Gestão compartilhada da água e segurança hídrica foram temas de destaque da abertura e do evento.

Com o tema principal de “Compartilhando a Água” (Sharing Water), a abertura do evento contou com uma sessão no Itamaraty, onde participaram diversos líderes de estados e líderes mundiais. A cerimônia foi transmitida aos participantes do evento na sala 15 do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O tema mais ressaltado foi a necessidade de se unir esforços para garantir a melhor gestão da água, principalmente pelo presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga.

“Precisamos de investimentos para garantir a segurança hídrica, além de um pensamento inovador e adaptativo que possa prevenir crises vindouras. Isso pode ser feito por meio da gestão compartilhada de recursos hídricos”  declarou Braga durante o discurso de abertura.

Benedito Braga Em Discurso de Abertura do 8º Fórum Mundial Da Água / Foto: ECOCASA

União de Setores

Ficou claro também a grande cobrança e afirmação da necessidade de uma maior interação entre todos os setores da sociedade para resolver os problemas relacionados à água, principalmente naquilo que tange a falta de infraestrutura.

Lideranças Presentes

Estiveram presentes os presidentes da Hungria (János Áder), de Cabo Verde (Jorge Carlos Fonseca), da Guiana (David Granger), da Guiné-Bissau (José Mario Vaz) e de São Tomé e Príncipe (Evaristo Carvalo), os primeiros-ministros da Coreia do Sul (Nak-yeon Lee), do Marrocos (Saad Dine el Otomani), do Senegal (Mouhammed Dione) e Mônaco (Serge Telle), além do príncipe-herdeiro do Japão (Naruhito).

O evento ainda teve a participação do presidente da Assembléia Geral da ONU (Miroslav Lajcák ) e da diretora-geral da Unesco (Audrey Azoulay), entre outras autoridades internacionais.

A abertura do 8º Fórum Mundial da Água contou também com a apresentação musical da Orquestra Brasília Cello Academia e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e o lançamento do selo especial dos Correios com a marca do evento.

Conflitos Globais

Questões como a migração em decorrência da escassez foram debatidas em um dos painéis do evento, que destacou que a falta de acesso à água pode ser tanto um fator que impulsiona o processo de migração, como pode esgotar este fenômeno.

A sessão exibiu ainda as relações entre água e os movimentos de migração no mundo, além de identificar as causas do fenômeno relacionadas à água em diferentes regiões do mundo e o o quão os processos imigratórios influenciam as mudanças climáticas.

Os participantes do painel foram: Helder Barbalho, ministro da Integração Nacional do Brasil; Suleiman Hussein Adamu, ministro Federal dos Recursos Hídricos da Nigéria; Charafat Afilal, secretário de Estado responsável pela água do Ministério de Equipamentos, Transportes, Logística e Água de Marrocos; Isabel Marquez, representante da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no Brasil; Teresa Ribeiro, secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento de Portugal; María García Rodriguez, secretária de Estado do Meio Ambiente do Ministério da Agricultura e Pescas, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha;  Erik Solheim, diretor executivo da UN Environment; Oyun Sanjaasuren, presidente da Global Water Partnership; Ahmet Saatci, professor e presidente do Instituto Turco da Água; e Eduardo Mansur, diretor de Divisão de Terra e Água da FAO.

Galeria de Imagens

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

De Hiago Vilar para o blog da EcoCasa

One Response to 8º Fórum Mundial Da Água – Confira os destaques do primeiro dia do evento

  1. […] do Fórum (leia aqui) e, um ponto que foi constantemente cobrado nesse grandioso evento foi maior participação do […]