Hoje falaremos sobre o aproveitamento de água da chuva na capital baiana. Se você mora em Salvador, ou mesmo na região, iremos te apresentar uma solução para a otimização dos recursos hídricos que vem ganhando adeptos no Brasil todo. Trata-se da nossa série sobre aproveitamento de água da chuva nas principais regiões do Brasil.

Cisterna em Salvador

A Água da Chuva pode ser utilizada para diversos fins, seja para usos residenciais do dia a dia, como lavagem de pisos, automóveis ou até mesmo como fonte de água para as descargas dos vasos sanitários. A água pluvial pode ser utilizada também para irrigação, seja para sua residência ou seu agronegócio.

Projeto de Aproveitamento de Água da Chuva

Vamos agora fazer uma simulação de um projeto de captação de Água da Chuva para uma casa em Salvador. Para tal, utilizaremos uma área de telhado de 150m².

Simulação de Volume de Captura durante o ano em uma residência localizada em Salvador – BA, com 150 m2 de área de telhado para coleta.

Como podemos ver na imagem destacada, esta é uma região de alto índice pluviométrico com precipitação abundante durante o ano todo, por isso, neste caso, para uma casa, cuja a área de telhado seja de 150m², uma cisterna de 10.000 litros pode ser o modelo ideal para quem tem um consumo de água moderado, já caso o consumo de água seja alto, você pode optar por volumes ainda maiores, de 15.000 litros até mesmo 20.000 litros. Para saber a litragem ideal, você pode considerar, por exemplo, um volume que representa de 50% a 70% da média total de água consumida mensalmente.

Esta é a média que o sistema é capaz de reduzir, ao substituir a água potável pela água da chuva.

Importante: Note que a água da chuva só deve ser utilizada para fins não potáveis.

A Cisterna para aproveitamento de água da chuva garante muita economia em sua conta de água, vale lembrar também, que tal economia gera um retorno sobre o investimento, que hoje varia de 4 a 7 anos, em média.

Nossa equipe de especialistas pode te fornecer uma consultoria gratuita e calcular o volume ideal de sua cisterna. Basta clicar aqui e solicitar sua proposta.