Se você caiu de paraquedas no mundo da construção sustentável e deseja aprender como pode usufruir de todos os benefícios deste modelo de construção, este artigo é pra você.

Antes de mais nada, precisamos começar pela história. A construção civil, é de longe a atividade humana que mais impactou o Meio Ambiente nos últimos milênios. Essa constatação se concretiza ao observarmos como as cidades tomaram os espaços naturais para que pudéssemos desenvolver nossas estruturas civilizatórias. 

Por incrível que pareça, as construções mais primitivas utilizavam conceitos forçadamente sustentáveis. Por mais rústicos que esses modelos fossem, ainda nos dias atuais algumas tecnologias construtivas evoluíram bastante, sendo batizadas de tecnologias ambientais.

Com a chegada da energia elétrica e principalmente, da mobilidade oferecida pelos automóveis, nossa espécie entrou em uma era de aceleramento tecnológico sem precedentes. Porém, nos últimos 50 anos, nossas ações no Planeta Terra já causaram mais prejuízo ambiental do que todo o período histórico anterior, o que se tornou um grande sinal de alerta.

Foi somente na década de 70 que tais impactos ambientais começaram a ser discutidos com maior ênfase em nível global. Desde então, anualmente existem diversas conferências entre Países para tentar, ao menos diminuir, os impactos que causamos e que, como consequência, aceleram o aquecimento global. 

As tecnologias ambientais podem se caracterizar em 3 tipos. Por isso, separamos 3 dicas para que você possa construir sem agredir.

01 – Materiais Ecológicos

Os materiais ecológicos são aqueles que provém de resíduos reciclados, ou cuja remoção da matéria prima não danifique o Meio Ambiente. Aqui temos uma vasta gama de produtos, como a tinta mineral, o tijolo ecológico, a madeira plástica e o telhado verde. Todas essas tecnologias, além de valorizar o imóvel, reduzem drasticamente a necessidade de manutenção durante toda a vida útil do empreendimento.

02 – Energias Renováveis

O Brasil, principalmente, tem tudo para se beneficiar das energias renováveis. Isso porque estamos localizados em uma região privilegiada do Globo Terrestre, que recebe insolação durante o ano inteiro. Isso favorece bastante a instalação de tecnologias como o aquecimento solar e a energia solar fotovoltaica.

03 – Gestão dos Recursos Hídricos

Sistemas como o aproveitamento de água da chuva e o reúso de esgoto tratado vêm ganhando grande notoriedade nos últimos anos. Isso porque, além de oferecem a possibilidade de retorno sobre o investimento, estas tecnologias diminuem consideravelmente o impacto da construção civil. O aproveitamento de água de chuva, por exemplo, se usado em larga escala, ajuda a controlar o risco de enchentes nos grandes centros urbanos, pois compensam a área impermeabilizada dos imóveis. 

A EcoCasa oferece tecnologia de ponta para que você possa reduzir sua pegada ecológica e fazer do Mundo um lugar mais humano e sustentável. Fale agora mesmo com nossos especialistas e transforme seu projeto, que será muito mais valorizado pelo mercado.