3 Dicas Importantes Para Quem Quer Aproveitar Água Da Chuva - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

3 Dicas Importantes Para Quem Quer Aproveitar Água Da Chuva

Comentários (0) Aproveitamento de Água da Chuva, Cisterna Pronta, Cisternas, Crise Hídrica

Nosso post de hoje é dedicado a quem busca por sustentabilidade e quer começar a aproveitar Água da Chuva. Essa prática é milenar, mas evoluiu muito com os avanços das tecnologias ambientais. 

Não há lugar melhor para se aprender sobre aproveitamento de Água da Chuva do que no portal da primeira empresa brasileira neste ramo, a ECOCASA, que completou mais de 18 anos de experiência.

Vamos agora dar 3 dicas importantes para você que quer aproveitar Água da Chuva. Confira:

 

1ª – Onde usar

 

A Água da Chuva, quando aproveitada da maneira correta (seguindo as normas da ABNT), passa por um sistema de filtragem que a torna apta para diversos fins não potáveis. Os usos mais recorrentes são: descarga em vasos sanitários, lavagem de pisos e automóveis, lavagem de roupas, irrigação de jardins e plantas no geral.

2ª – Dimensionamento

 

Para aproveitar Água da Chuva de maneira eficiente, o ideal é que o tanque de armazenamento tenha capacidade para manter-se com água mesmo durante os períodos de estiagem. Para tal, é necessário calcular a capacidade de captação, fazendo uso de fatores como a área de telhado do empreendimento e o índice pluviométrico do local onde o mesmo está instalado. Para que você possa ter uma ideia, aqui na ECOCASA nós fazemos um estudo completo, considerando o histórico de acumulação de chuvas dos últimos 30 anos na localização da instalação. Desta forma, de acordo com a área de telhado e a média de consumo, poderemos prever quanta água precisará ficar armazenada para os períodos de estiagem.

 

3º – Materiais

 

O aproveitamento de Água da Chuva, quando feito de maneira correta e de acordo com as normas técnicas vigentes, necessita de filtragem. É preciso que o filtro tenha um desempenho que atenda sua área de telhado. tal como o índice pluviométrico do local. 

O correto é verificar sempre antes do momento da aquisição os dados técnicos do filtro a ser utilizado, como as bitolas dos tubos, por exemplo.

Outra preocupação importante é sobre os sistemas de pós-filtragem – Diversos fatores podem requerer uma filtragem adicional para que se possa obter uma qualidade ainda melhor da água, dependendo dos usos que forem ser feitos (lembrando que o uso de água da chuva restringe-se apenas para operações onde a água potável possa ser substituída – e nunca para consumo humano, mesmo que para banho.)

Por fim, compreender os procedimentos e materiais necessários para a instalação da cisterna. Não basta simplesmente enterrar um tanque qualquer e ter a errônea noção de que o imóvel está apto para armazenar e aproveitar Água da Chuva.

Todo esse procedimento para o devido aproveitamento de Água da Chuva é muito mais simples e preciso quando você tem o auxílio de quem já atua há quase duas décadas nesse mercado. Para isso, conte com os especialistas da ECOCASA, fale com nossos especialistas por aqui. Tecnologias ambientais são nossas especialidades. 

Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda? Manda um Whats!
👋 Olá! Como podemos te ajudar hoje?
Powered by