2020 deixou cicatrizes em inúmeras esferas, principalmente no Brasil, que sofreu, além dos fortes impactos causados pela devastação ambiental e a iminência de uma nova crise hídrica, as piores consequências possíveis causadas pela COVID-19.

Neste cenário, a busca pela sustentabilidade faz-se uma bandeira ainda mais necessária, uma vez que o desenvolvimento sustentável dá-se justamente através do pensamento e das ações para a preservação da vida como um todo.

No panorama circular do desenvolvimento sustentável, o período anterior causou danos econômicos, ambientais e sociais, ou seja, nas três esferas que devem se desenvolver em harmonia para que haja tal modelo de desenvolvimento. O Mundo precisou aprender muito rapidamente as novas lições impostas pela pandemia, que demonstrou quão grande é nossa vulnerabilidade.

Como toda lição, precisamos aprender algo com tais acontecimentos. Nunca antes na história recente da humanidade foi tão necessário aprendermos mais sobre nosso papel no desenvolvimento humanitário, bem como da importância da ciência e das tecnologias que fomos capazes de desenvolver durante centenas de anos.

O grande aprendizado que podemos levar à esfera individual, ou seja, as atitudes que podem ser exercidas por cada ser, que apesar de pequenas, causam um impacto gigantesco são bem parecidas nos espectros sociais e ambientais: Precisamos aprender a prevenir, a nos cuidar e consequentemente cuidar do nosso único meio habitat possível (ao menos na atualidade).

O desenvolvimento sustentável tem muito mais a ver com a pandemia do que possa parecer. O célebre ditado popular “Prevenir é melhor do que remediar” cai muito bem em ambos os contextos. Assim como precisamos manter o distanciamento social, higienizar sempre as mãos e utilizar máscaras para proteger a nós e aos outros, precisamos cuidar melhor do lixo que produzimos, da água que quase sempre desperdiçamos e da energia que mantém o Mundo funcionando a todo vapor de maneira a preservar as futuras gerações.

Desejamos a você um 2021 sustentável! E que as lições que aprendemos durante este período possam perpetuar-se e servir de um bom exemplo de que ainda podemos preservar alguns dos bens mais preciosos que recebemos da natureza, como a água, a vida, a inteligência e a capacidade única que temos de transformar positivamente o ambiente a nossa volta.