Você sabe qual a atividade humana mais impactou o Meio Ambiente? Descubra - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

Você sabe qual a atividade humana mais impactou o Meio Ambiente? Descubra

Comentários (0) Outros

A construção civil é a atividade humana que mais traz impactos negativos ao meio ambiente. E a tendência do setor é continuar crescendo ainda mais, acompanhando o ritmo acelerado do crescimento da população.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), até o ano de 2050 o número de pessoas no mundo deve alcançar a incrível marca dos 9 bilhões. A matemática nesse caso é bem simples: onde há mais pessoas, há mais construções.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) publicou um estudo que prevê a construção de 23 milhões de novas moradias nos próximos cinco anos, isso apenas em território brasileiro.

Abordando esse número em seu aspecto econômico, há muito o que comemorar, uma vez que este mercado é uma das atividades mais impactantes na economia nacional.

No entanto, se olharmos através de um viés ecológico, esse dado torna-se assustador. Visto que a construção civil atual consome mais de 40% da energia produzida no mundo, 75% dos recursos naturais, 34% da água e ainda é responsável por 30% de toda a emissão de gases que agravam o efeito estufa.

Como um simples dado como esse aqui citado pode, ao mesmo tempo, ter uma representação tão boa e ruim? A resposta é mais simples do que parece e pode ser encontrada nas leis de Newton. Para toda ação, existe uma reação. Mas há um modo de reduzir consideravelmente o impacto dessa reação: a construção sustentável.

Muito tem se falado nos últimos anos sobre sustentabilidade, mas os números aqui destacados apenas comprovam a ausência de preocupação por conta deste mercado que tanto agride nosso ecossistema.

Não restringindo-se apenas à natureza e, consequentemente, ao mundo como um todo, os benefícios das novas tendências sustentáveis têm muito a agregar no segmento da construção civil.

A engenharia e a arquitetura sustentáveis fazem parte de um futuro que já começou a ser construído e cuja tendência é manter-se em crescimento exponencial.

A cultura ecológica vem se firmando e se espalhando pelo mundo, ao ponto que a construção sustentável cada vez mais deixará de ser opção e se tornará necessidade.

Confira em nosso próximo artigo as vantagens de investir em um imóvel sustentável.

Inscreva-se

Cadastre-se e receba as novidades do mundo da Construção Sustentável.

Faça parte de nossa lista especial e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu
e-mail.
close-link