Você que tem acompanhado nosso blog já está por dentro de como funciona o tratamento doméstico de esgoto e como você pode reutilizá-lo. Nesse novo artigo vamos fazer uma pequena síntese do que foi dito e apresentar as opções mais viáveis para o seu projeto.

Em nossa postagem anterior, explicamos como funciona o tratamento doméstico de esgoto e como você pode reutilizá-lo. Neste artigo vamos fazer uma síntese do que foi dito e apresentar as opções mais viáveis para o seu projeto.

Os dados de pesquisa de saneamento básico apontam uma problemática alarmante referente ao descaso do brasileiro com a questão ambiental do esgoto não tratado. Em muitas zonas rurais, o esgoto é jogado diretamente na terra, através das chamadas “fossas negras” e isso contamina o solo e, consequentemente, os lençóis freáticos.

Esse problema poderia ser eliminado através do uso de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), como por exemplo as fossas sépticas, que devem seguir um padrão preciso de dimensionamento para garantir a qualidade de seu funcionamento.

Há ainda opções mais completas, que tratam o esgoto de maneira tão efetiva a ponto de torná-lo reutilizável para fins não potáveis: como descargas, irrigação, lavagem de chão, de carro, etc. Esse processo de ultrafiltração é um investimento maior, mas oferece a possibilidade de retorno a longo prazo.

Contudo, as vantagens do tratamento doméstico de esgoto não se restringem apenas a quem não é alcançado pelo sistema público de saneamento. Ter em casa sua própria estação de tratamento permite a reutilização de água. Ou seja, você economiza na conta e preserva o nosso mais valioso bem natural.

E para quem busca ainda mais economia e quer mergulhar de cabeça na experiência de ser ecologicamente correto, há a possibilidade de aproveitar água da chuva juntamente com o reuso de esgoto tratado.

Tendo uma Cisterna Pronta e uma SATE no seu empreendimento você garante total autonomia de água. Além disso, o esgoto tratado pode ser utilizado para abastecer sua cisterna, de onde será direcionado para os mesmos fins previamente definidos para uso da água de chuva.

Agora você já sabe do que as Estações de Tratamento de Esgoto são capazes. Basta decidir qual será a melhor opção para você e sair na frente! Para isso, conte com a EcoCasa e todo nosso corpo de engenheiros e projetistas, que vão se empenhar em desenvolver para você o melhor sistema com a mais avançada tecnologia disponível no Brasil.