Telhado Verde - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

Características GeraisDados TécnicosO ProjetoGaleria de ImagensPerguntas Frequentes

Telhado Verde - ecocasa.com.br

Telhados verdes são uma solução arquitetônica que consiste na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável, podendo ser uma laje impermeabilizada ou mesmo um telhado convencional.

Além de uma solução estética os telhados verdes são uma alternativa viável para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas, pois retardam a drenagem pluvial ( coeficiente de runoff), mitigando assim problemas com enchentes e saturação das galerias pluviais. São ainda uma ótima solução termoacústica, atuando como isolante evitando a transferência de calor, frio e ruído para o interior da edificação, desta forma minimizam gastos energéticos com aquecimento e refrigeração, constituindo se numa solução para a economia de energia.

Outro aspecto importante é o efeito obtido nos chamados microclimas urbanos, uma vez que a presença de áreas verdes além de contribuir para a captação de carbono e outros GEE’s (gases de efeitos estufa) decorrente da poluição, atuam fortemente na diminuição do stress caudado pelo excesso de concreto. Contribuem ainda para uma queda de temperatura nas ilhas de calor muito comuns nas áreas urbanas, devido ao calor armazenado nas edificações.

Em linhas gerais telhados verdes apresentam-se como excelente solução em arquitetura, reaproximam o homem dos ambientes verdes, contribuem para o combate aos GEE’s (gases de efeitos estufa), melhoram a qualidade de vida nas áreas urbanas e proporcionam um embelezamento impar às edificações.

Telhados verdes devem ser aplicados sobre superfícies impermeabilizadas e aptas a receber uma camada de substrato e ou módulos plantados. A estrutura deverá suportar cargas compatíveis com o projeto desejado sendo em média 80 kg/m2( carga estática – exceto para gramados), podendo variar conforme o projeto.

  1. Inclinação mínima de 2% e máxima de 35% , ou até 75% com travamento dos módulos;
  2. Carga estática saturada para variedades, exceto gramado – 80 kg /m2;
  3. Carga estática saturada para gramados – 150 kg /m2;
  4. Considerar meio drenante a ser instalado abaixo dos módulos ou da camada de substrato, considerando bocais para escoamento da água de chuva, conforme ABNT/ NBR 10844;
  5. Retenção da água de chuva nos módulos é de 33 litros por m2.

Projetos com telhados verdes são bastante flexíveis e podem contemplar todas as necessidades, ou seja, do cultivo de alimentos a áreas acessíveis, como jardins suspensos.

No entanto, é fundamental na definição do projeto observar o que se pretende do telhado verde, dar preferência a plantas robustas e de pouca manutenção, bem como pouco consumo de água.

No que se refere a infraestrutura deve-se ter especial atenção à impermeabilização da base onde será implantando o telhado verde, utilizar-se de mão de obra e produtos apropriados, assim como, seguir as diretrizes prevista na NBR15352 e NBR9952, atentar – se ainda para as cargas aplicadas pelo telhado verde sobre a estrutura que o receberá, observando – se um mínimo de 80 Kg por m2 ou conforme a variedade escolhida para o plantio.

Consultar sempre empresa especializada, de forma a evitar problemas com a escolha das plantas e sua sobrevida depois de plantas sobre o teto, bem como os cuidados necessários para ter um telhado sempre verde e saudável e que possa ser aproveitado ao máximo.

Onde posso implantar um telhado verde em minha casa?

Em qualquer local que se deseje desde que se tomem os cuidados necessários.

Posso ter uma horta no meu teto?

Sim, assegure que o acesso seja fácil para a colheita e que o replantio das variedades seja planejado e contínuo, pois hortaliças em geral têm ciclos curtos entre o plantio e a colheita.

Posso plantar árvores e arbustos sobre o teto?

Sim, deve-se consultar um Eng.º civil para as questões relacionadas a carga e um Eng.º agrônomo para a escolha adequada das variedades.

Preciso regar todos os dias meu telhado verde?

Não, se plantado em módulos, estes tem um reservatório que manterá a água da chuva retida por um período, assim, havendo mais de 20 dias sem chuva, recomenda- se regar conforme a exigência de cada variedade plantada.

Preciso fazer manutenção periódica assim como num jardim convencional?

Não, as manutenções dos telhados verdes são mais esporádicas, recomenda-se o uso de variedades que dispensam a poda e indica- se uma inspeção semestral em busca de plantas invasoras trazidas por pássaros. É recomendada ainda uma fertirrigação conforme a exigência da variedade plantada. .

O telhado verde impede a entrada de chuva na minha edificação?

Não, o telhado verde deve ser sempre instalado sobre uma superfície impermeabilizada e com a drenagem das chuvas conforme norma técnica.

Além do telhado verde a ECOCASA oferece muitas outras tecnologias. Confira alguns projetos: