O Papel da Água na Economia Circular - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

O Papel da Água na Economia Circular

Comentários (0) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Tratamento de Esgoto Doméstico, Tratamento de Esgoto Industrial

Este é um artigo de trabalho da ECOCASA, onde refletimos sobre o nosso posicionamento com relação ao papel da Água na Economia Circular, para alinhar nossas ações a este momento de profundas mudanças e oportunidades.

Todo o paradigma de evolução da forma como a sociedade atual se posiciona perante o ciclo de vida dos produtos que consumimos representado pelo conceito de Economia Circular, exige que se pense o papel da Água na economia de uma forma inovadora, simples e racional, mas que irá impactar profundamente todas as sociedades do Globo nos próximos anos.

A Água é um dos recursos naturais chaves para a manutenção da vida e, simplesmente, não cabe discussão sobre essa afirmação. No entanto, o problema de sua preservação recai sobre uma das definições econômicas mais complexas, a Lei da Utilidade Decrescente.

De forma muito simples, a Água era entendida como um recurso barato, talvez a commodity mais barata da face da Terra, em função de sua abundância. Isso, tem se mostrado uma grande falácia onde, na realidade, ela tem valor e custa muito caro mantê-la em condições de consumo humano e animal.

Fundamentalmente, sob os preceitos da Economia Circular, o valor da Água deve ser preservado sob qualquer situação.

Se você quiser saber mais sob a Economia Circular e os demais pontos relacionados acesse a ECBRASIL, que é parceira da ECOCASA em nossa jornada de aprendizagem sobre esse tema, em www.wpecbrasil.com.br.

Antes mesmo da Economia Circular tomar forma ao redor do Globo, nós já entendíamos o valor da Água de forma plena e há quinze anos trabalhamos de forma incessante, desenvolvendo conhecimento, tecnologias e produtos para levar a você soluções efetivas e economicamente acessíveis para o aproveitamento da Água e tratamento do Esgoto.

Hoje contamos com três linhas de produtos que fornecem alternativas funcionais para:

Aproveitamento de Água da Chuva (Acessórios e Componentes | Cisterna Pronta ECOCASA)

Tratamento Biológico de Esgoto

Reúso do Esgoto Tratado 

Nosso compromisso com a Sociedade Brasileira é de continuamente aperfeiçoar nossas soluções, para tornar acessível a utilização racional da Água e o tratamento adequado do Esgoto e, com isso, permitindo a todos o exercício de sua cidadania para a preservação de um de nossos recursos naturais mais importantes.

Isto porque, entender a Água sob os paradigmas da Economia Circular não é uma simples opção. É uma necessidade para a nossa sobrevivência.

Em 2014, o Fórum Econômico Mundial em seu relatório anual sobre o Risco Global, apontou a Crise da Água como o terceiro maior fator de risco para o crescimento econômico mundial, indicando a grande probabilidade de conflitos armados relacionados à sua posse.

No entanto, aqueles que estruturaram esta visão esperavam estes conflitos se iniciassem por volta de 2030, em alguns pontos específicos do Globo. Pois bem, o relógio andou um pouco mais rápido do que o esperado e esses conflitos já se iniciaram.

Em julho deste ano (2017), a mundialmente reconhecida publicação norte-americana de tendências tecnológicas publicou uma extensa matéria sobre os conflitos em Bangladesh sobre a posse da água potável, onde só é possível obtê-la a partir de negociações com o crime organizado local. Mais importante que o fato em si, é o histórico de erros acelerados que este pais cometeu na utilização e preservação deste recurso natural (WIRED UK july – august 2017, p.165-171).

Para evitar uma sequência de erros catastrófica como essa, obrigatoriamente, temos que desenvolver uma abordagem sistêmica para a Água, que privilegie:

► Estimular o comportamento simbiótico, em relação à Água, do setor industrial, estimulando sua reutilização e reciclagem;

► Acelerar a buscar de soluções inovadoras para o reuso da Água na agricultura;

► Parametrizar o sistema de uso da Água, definindo claramente responsabilidades e papéis em relação à sua produção, valorização como produto e serviços relacionados;

► Explorar e criar novos modelos de negócio para os serviços relacionados à Água; e

► Trabalhar para superar os desafios tecnológicos e estruturais.

Estes itens são uma adaptação da visão da Comissão da UE de Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento Verde (Green Business Week – AcquaLiveExpo Lisboa 05/03/2015, por Panagiotis Balabanis).

A ECOCASA trabalha dentro deste escopo desde a sua fundação, há quase vinte anos, e é pioneira no Brasil na implantação de soluções tecnológicas para a consolidação do conceito de construção sustentável.

Um de nossos produtos de maior impacto é a Cisterna Pronta, que é um sistema integrado de captação de água, filtragem, armazenamento e automação do consumo que, em função de sua facilidade de instalação e compra, fornece uma solução qualificada de reuso da Água de Chuva para instalações residenciais, comerciais e industriais.

No entanto, para finalizar este artigo, temos que destacar que os paradigmas da Economia Circular ainda precisam, apesar de sua inquestionável universalidade, antes de serem implementados de forma escalar na sociedade brasileira entender seus limites culturais.

Neste momento, entendemos na ECOCASA que compartilhar nossas experiências sobre as barreiras culturais características do Brasil para o uso sustentável da Água, é a melhor contribuição que podemos dar ao desenvolvimento da Economia Circular em nosso país. É isso que faremos em nossas próximas publicações sobre o tema.

Se você quiser saber mais sobre nós basta entrar em contato clicando aqui ou através do telefone 19 3442 8434

Obrigado.

Hiago Vilar & Márcio Pereira.