NBR 15527 - 3 Pontos Críticos sobre a Norma da Água da Chuva - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

NBR 15527 – 3 Pontos Críticos sobre a Norma da Água da Chuva

Comentários (0) Outros

Você Sabia que existe uma norma com parâmetros exigidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para coletar e utilizar água de chuva?

A NBR15.527/2007 traz diretrizes importantíssimas para garantir a instalação correta de sistemas de aproveitamento de água da chuva, como a Cisterna Pronta (que já vai pronta de fábrica com todos os itens requeridos pela norma).

Além disso, ela define três pontos muito importantes para a elaboração de um projeto de aproveitamento de água da chuva que entregue segurança e qualidade da água final. São eles:

1) A origem da água pode ser coletada – Atualmente, segundo a norma, somente a água do telhado pode ser coletada para o aproveitamento. Isso garante que poluentes dos mais diversos tipos, presentes no solo não vão parar dentro da Cisterna, o que prejudicaria a qualidade da água.

2) Os Usos da Água da Chuva – A norma é bem clara quando o assunto é o destino da água da chuva. Esta é uma água de excelente qualidade, mas que não deve ser utilizada para fins potáveis, tais como banho, consumo humano, lavagem de louça e afins. Os usos não potáveis, nos quais podemos utilizar a água da chuva incluem: Lavagem de pisos, carros, irrigação, drenagem de vasos sanitários, processos industriais, dentre outros.

3) Dimensionamento da Cisterna – A Cisterna precisa ser dimensionada de acordo com a área de telhado e o índice pluviométrico de sua região. Isso garante um melhor retorno sobre o investimento e que a água da chuva possa ser armazenada em volume suficiente para supriras necessidades do imóvel nos períodos de menor ocorrência das precipitações.

Partindo desse ponto, podemos destacar mais uma vantagem da Cisterna Pronta em relação às de plástico pré-fabricadas e alvenaria. Sempre ao cotar seu sistema nossa equipe irá calcular o tamanho ideal para seu imóvel, considerando todas as possíveis variáveis, como área de telhado e precipitação de chuva de acordo com a localidade e um histórico com dados sobre a chuva em sua região por mais de 30 anos. Daí em diante é só instalar a Cisterna Pronta em seu empreendimento de forma rápida e intuitiva.

A Ecocasa investe pesado em pesquisas e tecnologia, oferecendo aos nossos clientes uma experiência completa, com acesso ao mais alto nível de sustentabilidade e economia. Descubra o tamanho ideal para sua cisterna. Solicite sua proposta clicando aqui.

Inscreva-se

Cadastre-se e receba as novidades do mundo da Construção Sustentável.

Faça parte de nossa lista especial e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu
e-mail.
close-link
×
WhatsApp da EcoCasa