Diante da falta d’água cada vez mais constante e de se cogitar a possibilidade de rodízios rigorosos (como o de 5 dias sem água por 2 com água na cidade de São Paulo), se torna cada vez mais necessário economizar água tratada. Uma das principais formas de se economizar água é se utilizando da água da chuva para tarefas que não exijam água potável. Para isso, é necessário um sistema de captação e armazenamento dessa água, o que geralmente é feito em cisternas. Foi pensando nisso que surgiu o Movimento Cisterna Já.

O movimento

O Cisterna Já é um movimento independente promovido por cidadãos de diversos setores da sociedade, ligados à permacultura e empenhados em encontrar maneiras criativas de lidarmos com a crise de desabastecimento que vem se agravando cada vez mais.

O objetivo principal do movimento é a capacitação dos demais membros da sociedade quanto aos corretos captação e armazenamento de água da chuva, de modo que o conhecimento se espalhe de forma descentralizada e que cada vez mais e mais pessoas tenham ideias e iniciativas que sejam convertidas em soluções nos cenários de emergência atuais.

Um ponto muito importante trabalhado pelo movimento é o do esclarecimento quanto à utilização da água captada da chuva: ela só deve ser utilizada em tarefas que requeiram o uso de água não potável como descarga de sanitários, lavagem de pisos e rega de plantas por exemplo.

O movimento oferece palestras cursos e oficinas aos finais de semana na cidade de São Paulo em datas e horários previamente divulgados.

Outra aposta do movimento é de que estas iniciativas que pulverizam o conhecimento e o acesso aos bens possibilitam que se invista mais em meios de produção alternativos de energia, bem como de captação de água, diminuindo sensivelmente a devastação.

Cisternas como soluções sustentáveis e conscientes

A cisterna é um meio compacto e eficiente de armazenamento da água da chuva. Mas, para ser instalada, requer alguns cuidados como:

  • Tipo de material utilizado: o material deve ser apropriado para este tipo de uso;
  • Procedência: evitar materiais reutilizados que podem estar contaminados com produtos químicos nocivos à saúde:
  • Local de instalação: evita que seja instalado em local que possa causar danos á estrutura do imóvel ou mesmo vazamentos que podem causar infiltrações;
  • Correta instalação e manutenção;
  • Avaliação e projeto adequados.

Por conta disso é sempre interessante buscar profissionais que tenham experiência e estejam capacitados para auxiliá-lo na melhor escolha.

Saiba mais sobre tipos, instalação e benefícios das cisternas.

A equipe EcoCasa apoia movimentos como o Cisterna Já, que buscam soluções criativas e sustentáveis para problemas que afetam toda a sociedade e conta com profissionais experientes e capacitados para indicar a melhor alternativa que atenda às necessidades de nossos clientes. Entre em contato conosco!