Desinfecção da água (Radiação UV-C) - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

desinfeccao-da-agua-uvc

Existem varias técnicas e tecnologias empregadas na desinfecção e ou esterilização da água, algumas técnicas empregam produtos químicos, outras empregam reações de oxidação, sendo a mais conhecida e eficiente a que usa o Ozônio, há ainda a desinfecção por exposição da água à luz Ultravioleta, neste caso a luz ultravioleta C, cuja radiação eletromagnética provoca dano fotoquímico instantâneo no DNA (ácido nucleico – material genético essencial para todos os seres vivos) de microrganismos, como bactérias, vírus, algas e protozoários. Sob o efeito da radiação UV-C, ocorre a inativação destes microrganismos presentes na água.

Há vários anos a radiação UV-C é utilizada da desinfecção de água, sendo os usos mais comuns em água potável, efluentes tratados e água de reuso. Com o uso da radiação UV-C há uma significativa redução no consumo de produtos químicos, que por vezes são despejados no meio ambiente e em alguns casos, tornando – se subprodutos com alto potencial danoso.

A desinfecção por radiação UV-C aplica – se também ao ar, principalmente em locais denominados salas limpas (ex: salas de cirurgia, etc.), além de ambientes controlados em geral como consultoria, ambientes com grande fluxo de pessoas e ambientes de processos que exigem qualidade definida do ar interior.

Galeria de Imagens: