Como Serão as Cidades do Futuro? - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

Como Serão as Cidades do Futuro?

Comentários (0) Água, Energias Renováveis

Quando falamos em cidades do futuro, logo imaginamos carros voadores e cidades com arquiteturas ultramodernas. Mas acredite, não é aí que se inicia a grande revolução dos espaços urbanos. Leia o artigo completo e descubra

São Paulo, 25 de agosto de 2077.

Já imaginou que em algum dia este será o cabeçalho de uma mensagem recebida em uma folha digital, constituída de uma tela de alta resolução ultrafina e flexível?

Nos últimos anos, a nanotecnologia trouxe uma série de inovações e invenções que nos permitiram avanços sem precedentes na história da humanidade como um todo, porém, as verdadeiras tecnologias que permitirão que todas as outras aconteçam poderão estar longe das nossas mãos e até mesmo de nossas vistas.

Toda tecnologia avançada é importante para facilitar a vida das pessoas e as recentes descobertas de materiais como o grafeno trazem consigo promessas nunca antes imaginadas. Mas para que tudo isso aconteça, além de mentes geniais, precisamos de dois suprimentos essenciais à vida. Você sabe quais são?

Todos nós precisamos de água e energia para sobreviver. Por maiores que sejam os avanços da tecnologia, a água sempre será nossa fonte essencial de vida assim como a energia que movimentará todos os motores do futuro, aquecerá todos os gigantes arranha-céus das megalópoles e movimentará todas as bombas que entregarão água em nossos endereços.

Felizmente, novas tecnologias ambientais também estão se desenvolvendo, permitindo que os recursos essenciais à vida sejam renovados e preservados para que as futuras gerações possam dar sequência ao nosso legado.

Explicaremos a seguir algumas delas e como podem contribuir para manter o acesso à água e energia à grande maioria da população global.

 

Antes de mais nada, conheça o Grafeno:

A estrutura bidimensional e simples do grafeno, o ‘material do futuro’ – Arte/Jannik Meyer

 

O grafeno é considerado o grande avanço em novos materiais do século XXI. É considerado o material mais fino e resistente que existe e sua estrutura permite milhares de aplicações que otimizam processos antigos e cria novos processos. No campo das tecnologias ambientais é a grande promessa para avançar nas questões de água e energia.

Já existem inúmeros estudos com o material dos quais podemos destacar e nos indicam novas possibilidades de avanços tecnológicos como:

  • Rice University – Que identificou que o óxido de grafeno tem, entre suas propriedades, capacidade para descontaminar água, retirando dela até mesmo resíduos radioativos.
  • Manchester University – Que mostrou que o grafeno é impermeável a tudo, exceto à água, o que pode ajudar a filtra-la e até mesmo dessalinizar a água do mar, passo importante para torna-la potável.
  • Universidade da Califórnia – Que desenvolveu a partir do grafeno baterias para gadgets como smartphones e notebooks, que são inteiramente carregadas em questão de segundos.
  • Northwestern University – Que descobriu que as baterias de lítio com eletrodos de grafeno armazenam 10 vezes mais carga do que o normal.
  • Universidade da Flórida – Que descobriu que é possível captar energia solar com o grafeno, como é feito hoje com o silício, utilizado nas placas fotovoltaicas (fato também comprovado em Oxford).
  • Chalmers University of Technology – Que revelou que ao aplicar uma camada de grafeno sobre componentes eletrônicos aumenta-se a vida útil graças à redução de calor proporcionada pelo material.

Isso tudo sem contar as diversas aplicações que o material poderá desenvolver em campos como o da construção civil, engenharias como a aeroespacial e automotiva, medicina entre diversas áreas que transformam nossa maneira de viver e interagir com a vida e o Meio Ambiente.

Sabia que você já pode fazer a sua parte, utilizando as melhores tecnologias disponíveis para preservar a água e gerar sua própria energia? Fale com nossos consultores e descubra um universo de novas possibilidades e investimentos para garantir um futuro mais humano e sustentável.