Como diminuir drasticamente o consumo de água? - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

Como diminuir drasticamente o consumo de água?

Comentários (1) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Cisterna Pronta

Estamos aproveitando o início do ano para lançar mais uma importante campanha em todas as mídias EcoCasa. Será a #2018sustentavel, com uma série de artigos sobre a importância da preservação de água. Vamos começar respondendo a pergunta do título: “Como diminuir drasticamente o consumo de água?”.

Antes de tudo, é necessário que sigamos três etapas:

1) Realizar um estudo sobre o quanto de água consumimos diariamente.

2) Identificar as atividades que mais acrescem nesse valor.

3) Desenvolver um método para diminuir seus gastos.

Para a primeira etapa, podemos contar com os dados apresentados pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades, que em 2013 apontou que os brasileiros gastam em média 166,3 litros de água por dia. O número está consideravelmente acima dos 110 litros sugeridos pela Organização Mundial de Saúde.

Fonte: Sabesp

Um ano mais tarde, a Sabesp fez um novo estudo, dessa vez apontando o percentual gasto por cada atividade doméstica. As descargas ficaram no topo da lista, representando 41% do volume total. Os banhos vêm logo em seguida, com 37% do consumo. A pia da cozinha representa 6%, máquina de lavar 4%, limpeza da casa 3%, irrigação de jardim e lavagem de carro 2% cada. O ato de beber água é responsável por apenas 5% do consumo.

Agora que sabemos quanto de água gastamos em média e quais são as atividades mais responsáveis por atenuar esse número, basta trabalharmos na redução destas. Nosso foco deve ser direcionado ao consumo em descargas e banhos, que representam juntos 78% do total.

O primeiro passo e o mais simples de todos é uma ideia que vem sendo já há um bom tempo sugerida em variados meios de comunicação. Diminuir o tempo gasto em banhos! Muitas pessoas prolongam seus banhos e não consideram a água que está sendo desperdiçada. É importante se atentar à questão para não esquecer a importância de economizar. Desligar o chuveiro para se ensaboar é também uma ideia a ser considerada.

“Os brasileiros gastam em média 166,3 litros de água por dia.”

Quanto às descargas, há opções modernas que diminuem o gasto de água, algumas com dois níveis de intensidade do fluxo, variando de acordo com cada situação. Essa medida é simples e, apesar de sua eficácia limitada, já constitui uma ajuda na preservação da água.

A ideia da relevância a respeito da racionalização de água não é algo novo. Contudo, muito se falou e, ainda assim, pouca coisa mudou.

O motivo desse fato é a ineficácia do discurso utilizado. A tecnologia ambiental evoluiu e a preservação de água pode ser feita de modo muito mais efetivo do que uma simples diminuição particular em seu uso. Como lemos anteriormente neste artigo, as descargas são responsáveis por 41% do volume total de água utilizada, estando no topo da lista de gastos domésticos. Você sabia que esse número pode ser reduzido a zero se o imóvel em questão fizer o aproveitamento de água de chuva? Pois bem, é sobre isso que falaremos em nossa próxima postagem. Não perca!

 

Sem tempo pra ler? Ouça este conteúdo em nosso Podcast

One Response to Como diminuir drasticamente o consumo de água?

  1. […] você leu nosso artigo “Como diminuir drasticamente o consumo de água?” já sabe quais são nossos hábitos diários que mais gastam água e que aproveitar a chuva é […]

Inscreva-se

Cadastre-se e receba as novidades do mundo da Construção Sustentável.

Faça parte de nossa lista especial e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu
e-mail.
close-link