Coletar água de chuva - Custos e Benefícios - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

Coletar água de chuva – Custos e Benefícios

Comentários (0) Aproveitamento de Água da Chuva

          A preocupação com sustentabilidade é algo relativamente novo e, consequentemente, ainda carece de informação. Quando se fala em coleta de água de chuva, tendemos a visualizar algo bem primitivo, como baldes espalhados pela casa ou dezenas de canos interligados a uma caixa d’água que ocupa um bom espaço no quintal.

          Esse tipo de armazenamento, além de deixar a decoração com um aspecto caótico e desagradável, não tem muito a oferecer em reaproveitamento – por ser limitado e nada prático.

          Para usufruir melhor da coleta de água de chuva, o ideal é a instalação de um sistema mais moderno que faça uso de cisterna. Com isso, além da capacidade consideravelmente maior de armazenamento, a água coletada pode ser direcionada a determinados usos como, por exemplo, descargas, piscinas e torneiras específicas para lavagem automotiva, irrigação, etc.

          Vale acrescentar que as cisternas foram criadas há milhares de anos, mas seu uso adaptou-se às novas necessidades e ideais ecológicos da sociedade pós-moderna, constituindo – nos dias de hoje – muito mais do que um simples sistema de armazenamento de água.

          “Tudo bem, agora eu já sei que o uso de cisterna é a melhor opção para quem quer aproveitar a água de chuva. Mas como é feita a instalação dessa cisterna? Como ela funciona? Quanto custa? E qual será o meu retorno?” – Continue lendo que nos próximos parágrafos nós responderemos isso para você!

 

Instalação

          A cisterna é subterrânea, ou seja, para sua instalação é necessária a abertura de uma vala no chão, cujas medidas sejam proporcionais ao seu tamanho, variando de acordo com sua capacidade. Para saber essas dimensões é imprescindível um estudo que considere fatores como a área do telhado, disponibilidade de abertura e frequência de chuva em sua região. Após a escavação da vala, uma camada de concreto é aplicada para servir como base à cisterna.

          Eis aqui um ponto-chave do processo: a demora e a dificuldade de instalação varia de acordo com a cisterna adquirida. Afinal, não é apenas um reservatório que está sendo instalado, a cisterna necessita de uma bomba e deve conter um completo sistema de filtragem, além de dispositivos que auxiliam no controle e no nivelamento de água que há dentro dela.

          Todo esse trabalho deve ser somado na instalação da cisterna, mas pode ser consideravelmente reduzido na aquisição de uma Cisterna Pronta, produto original da EcoCasa. Se você deseja optar por esse sistema menos complexo, conheça nossa tecnologia facilitadora que vem revolucionando o mercado de captação de água da chuva (Clique para saber mais sobre as vantagens da Cisterna Pronta x as convencionais). No mais, os agentes necessários na instalação serão os mesmos envolvidos com a obra em geral: profissionais de hidráulica, elétrica e obras civis, cada um com uma contribuição e fase a cumprir na implantação do projeto.

 

Funcionamento

          Por questões práticas e higiênicas, a cisterna coleta a água advinda exclusivamente das calhas. Essa água passa por um processo de filtragem, que tem a função de barrar qualquer tipo de material passível de degradação biológica; como folhas, fezes de animais, galhos, etc.

          Como já foi dito, a água da cisterna pode ser destinada a fins específicos, mas, para isso, é aconselhável que a mesma possua um controlador do nível de água (ou realimentador automático, como é chamado), para que seus destinos dependentes não deixem de funcionar nos períodos de estiagem. Ou seja, digamos que você tenha definido que a água de chuva será destinada às descargas, o realimentador automático garante que suas privadas não deixem de funcionar caso a chuva demore muito a aparecer.

          Por fim, a manutenção do sistema como um todo se restringe à verificação periódica e visual da cisterna e de seu filtro de entrada, além da observação da performance dos equipamentos elétricos (bomba, sistema de realimentação, etc.). Lembrando que o filtro de entrada da cisterna é autolimpante e sua verificação é preventiva e ocasional.

 

Custo

          Para saber o custo completo da instalação de uma cisterna é preciso que seja feito um estudo mais aprofundado, contendo todas as informações e medidas necessárias para colocar em prática o projeto. Sendo assim, seu valor depende das especificidades de cada caso. As cisternas residenciais costumam ter capacidade a partir de 5 mil litros, mas as mais comuns variam entre 10 a 20 mil litros. Caso haja interesse, a EcoCasa oferece gratuitamente o orçamento ideal para o seu projeto. Basta entrar em contato com a nossa equipe.

 

Retorno

          O retorno do investimento já acontece no momento da instalação. A escassez de recursos naturais aumenta gradualmente e, por conta disso, um imóvel ecologicamente sustentável tem muito valor agregado.

          Por mais que água não seja ainda um recurso considerado caro no Brasil, o aumento de seu valor é inevitável à medida em que cresce a necessidade de sua preservação. Os períodos de estiagem são cada vez mais longos e recorrentes, o que faz os dados estatísticos afligir um número cada vez maior de pessoas. Em um mundo onde o desperdício e a consequente falta de água tira o sono de muita gente, uma cisterna cheia pode ser sinônimo de uma consciência vazia de culpa ou preocupação. Outro ponto importante é a valorização do imóvel, obviamente, um imóvel que aproveita recursos como a água da chuva se torna sustentável, adquirindo mais valor de mercado.

          Prontinho! Agora você sabe que é possível aproveitar água da chuva com eficiência e sem grandes dificuldades. Investir em uma cisterna é investir em sustentabilidade e seu custo é muito menor que seu retorno, que acontece não somente no bolso, mas no Planeta como um todo.

          A cisterna para captação de água de chuva é um item em um grande leque de opções que possuem um único objetivo em comum: a preservação do nosso planeta. A EcoCasa é uma empresa de tecnologias ambientais, oferecendo soluções ecológicas desde 2001.