solicite um orçamento
Compartilhe:
Facebook twitter

Cisternas para aproveitamento de Água de Chuva

Cisternas - ECOCASA Tecnologias Ambientais

A cisterna ou reservatório de armazenamento é o principal elemento de um projeto de aproveitamento de águas pluviais, esta pode variar em volume e material de que é feita, podendo ser construída em alvenaria ou adquirida no mercado em material pré-fabricado como plástico, fibra de vidro, etc. As cisternas em alvenaria devem seguir orientações de um projeto executivo, sejam as de alvenaria mista, sejam as de concreto armado, seu dimensionamento deve seguir as orientações do projeto de aproveitamento de águas pluviais e devem contemplar ainda as entradas e saídas para os tubos e uma escotilha de acesso para manutenção e limpeza. Já as cisternas pré-fabricadas devem, além de possuir os pontos determinados para as conexões hidráulicas e acesso ao seu interior, permitir que sejam enterradas sem a necessidade de obras de contenção, pois estas agregam ao projeto custos desnecessários, o material de que são fabricadas deve garantir a qualidade da água armazenada por longos períodos de tempo. Em geral uma cisterna adequada ao armazenamento de água da chuva por longos períodos, deve contemplar:

  • Pouca variação da temperatura interna (motivo de se recomendar que sejam enterradas);
  • Bloqueio de entrada de luz solar para evitar a proliferação de algas;
  • Sustentação estrutural quando permanecerem vazias durantes períodos de estiagem;
  • Impermeabilidade e resistência a vazamentos da água armazenada.

Mais informações sobre Cisternas

Deseja obter mais informações sobre Cisternas e Aproveitamento de Água da Chuva? Clique em um dos links e saiba mais:


Cisternas - A Melhor Solução ao Racionamento de Água
Aproveitamento de Água da Chuva

As características das cisternas variam de acordo com cada projeto, todavia, elas devem seguir algumas diretrizes para assegurar a qualidade na preservação da água coletada, descritas abaixo:

  • Não devem permitir proliferação de algas através da entrada de luz;
  • Estanqueidade, sem risco de contaminação da água ou vazamentos;
  • Duráveis e resistentes a cargas compatíveis com cada projeto;
  • Fácil limpeza;
  • Serem de material que não transfira cheiro e ou sabor para a água;
  • Baixa ou nenhuma manutenção (exceto limpeza uma vez ao ano segundo NBR 15.527/07);
  • Volumes compatíveis com cada projeto;
  • Instaladas sob o solo sem a necessidade de obras de contenção, salvo em casos específicos;

Os projetos de cisternas em alvenaria e/ou concreto armado, devem ser desenvolvidos por profissional habilitado, devem levar em consideração as premissas do projeto de aproveitamento de águas pluviais, características do solo, limites da área e seus usos, bem como impermeabilizantes compatíveis com o uso.

Cisterna em alvenaria - Projeto

Já as cisternas pré-fabricadas devem permitir perfeita conexão com os tubos, pleno acesso ao seu interior, volumes compatíveis com cada projeto, material resistente a instalação sob o solo sem a necessidade de obras de contenção, fácil manuseio, entre outras premissas previstas na norma técnica especifica para reservatórios de água.

Cisterna em Pré-Fabricada ECOCASA

O que é uma Cisterna?

É um reservatório para o armazenamento de água, hoje muito usada para a reservação de água da chuva oriunda de projetos de aproveitamento destas.

A cisterna é suficiente para a implantação de projetos de água de chuva?

Não, embora a cisterna seja parte fundamental num de PROJETOS DE aproveitamento de água de chuva, garantir que água armazenada possua qualidade é essencial e possa ser reservada por longos períodos, assim se faz necessário o uso de filtros de entrada específicos para a filtragem de água de chuva, assim como, outros acessórios de cisterna que contribuirão para a qualidade da água reservada.

Qual o papel da cisterna num projeto de aproveitamento de água de chuva?

Fundamentalmente reservar a água de chuva com a qualidade desejada pelo período necessário, abrigando-a com eficiência.

Posso reutilizar um reservatório já usado como cisterna?

Sim, desde que se tenha a certeza de que não contaminará a água de chuva e tão pouco a degradará com o tempo.

A cada quanto tempo deve – se a limpar a cisterna?

Depende da região e do tipo de sujeira local, bem como da eficiência do sistema de filtragem na entrada da cisterna, normalmente recomenda-se uma inspeção anual na cisterna, sempre no período da estiagem.

É necessário preservar o acesso ao interior da cisterna?

Sim, pois podem ser necessárias manutenções em equipamentos e ou a limpeza da mesma.

Qual cisterna é melhor a de alvenaria ou pré-fabricada?

Se ambas foram desenvolvidas para reservar a água de chuva não existe melhor ou pior, normalmente o acesso a reservatórios pré-fabricados é restrito a grandes centros, neste caso a de alvenaria é uma solução mais acessível em pequenos centros. A cisterna de alvenaria é mais flexível em formato e volume e, portanto, pode ser uma solução mais adequada em determinados casos.

Onde é recomendada a instalação de uma cisterna?

O mais indicado é que seja enterrada em local fora do transito de veículos, enterrada no intervalo entre a edificação e a galeria pluvial publica que receberá o excedente da água de chuva, que seja de fácil acesso e respeite os desníveis necessários, impostos pelo local.



parceiros, apoio e formas de pagamento C3I Capital Intelectual