Cisterna para Água da Chuva: Descubra qual é o modelo ideal para você. - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

Cisterna para Água da Chuva: Descubra qual é o modelo ideal para você.

Comentários (0) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Cisterna Pronta, Cisternas

Em nosso último artigo “Água de chuva: Qual o melhor modo de captá-la e como utilizá-la de maneira efetiva” nós chegamos à conclusão de que o uso de uma cisterna é o modo mais efetivo de coletar águas pluviais. Definido isso, o próximo passo de nossa série #2018sustentável será te ajudar a escolher qual modelo de cisterna é o essencial para você.

Antes de mais nada, é válido citar algumas especificações necessárias para garantir a qualidade da água armazenada em qualquer tipo de cisterna.

É importante que a luz do sol seja obstruída, impedindo a proliferação de algas, e a temperatura interna deve sofrer pouca variação.

Tais parâmetros são facilitados pela instalação subterrânea da cisterna. Além disso, o armazenamento deve ser inteligente e sustentável, para impedir que a cisterna fique vazia em períodos de estiagem. Impermeabilidade e resistência a vazamentos da água armazenada também são pontos a serem destacados.

Agora que já conhecemos os requisitos mínimos para uma cisterna, vamos definir cada um dos três tipos que encontramos atualmente no mercado. Aproveitamos também para classificá-las em uma escala de 1 a 5, com base em suas especificações:

 

 

Cisterna em Alvenaria: Esse modelo, seja ele de alvenaria mista ou concreto armado, é o mais antiquado entre as opções e deve seguir orientações de um projeto executivo. Seu dimensionamento varia de acordo com as diretrizes do planejamento de aproveitamento de águas pluviais. Outras exigências são as entradas e saídas para os tubos e uma escotilha de acesso para manutenção e limpeza. As cisternas em alvenaria costumam ter sua durabilidade ameaçada pela necessidade da manutenção do elemento impermeabilizante, que na grande maioria dos casos deve ocorrer a cada dois anos.  

Cisterna Pré-Fabricada: Consiste basicamente em um tanque de polietileno. Tal como o modelo anterior, essas devem possuir os pontos determinados para as conexões hidráulicas e acesso ao seu interior. Além disso, é necessário que as cisternas pré-fabricadas sejam enterradas sem a demanda de obras de contenção, evitando custos indesejáveis. O material de que são fabricadas deve assegurar a qualidade da água armazenada por longos períodos de tempo. O ponto mais fraco deste equipamento reside na operação para instalação aterrada, que requer obras complexas devido á infraestrutura necessária.

Cisterna Pronta: A Cisterna Pronta é a tecnologia mais moderna em armazenamento de água de chuva. Além de conter todas as especificações desejadas, esse modelo garante uma instalação muito simples e incrivelmente rápida. Estando a vala aberta, a Cisterna Pronta pode ser facilmente instalada em apenas um dia. Dentro de seu tanque, construído em fibra de vidro, o que lhe concede alta durabilidade,  já estão contidos todos os dispositivos e filtros necessários para seu funcionamento. Basta conecta-las aos tubos de entrada/saída e à rede elétrica e pronto. A grande vantagem da Cisterna Pronta está em sua estrutura, que não requer obras complexas, além de já vir de fábrica com todos os dispositivos instalados, desde o filtro até o sistema de automação.

Agora ficou fácil saber qual o modelo ideal para você. Tem interesse em adquirir uma Cisterna Pronta e não sabe por onde começar? Fique atento que será esse o tema do nosso próximo artigo.

Ah, e não se esqueça de inscrever-se em nossa newsletter para receber os melhores conteúdos sobre a construção sustentável 😉

Sem tempo para ler? Ouça este conteúdo na íntegra:

Inscreva-se

Cadastre-se e receba as novidades do mundo da Construção Sustentável.

Faça parte de nossa lista especial e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu
e-mail.
close-link