Blog - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

AES e Siemens criarão juntas empresa de armazenamento de energia

Quando você acha que o mercado das energias renováveis já não tem mais para onde crescer, sempre surge uma inovação ou notícia que prova o contrário.

A empresa americana que atua no ramo de energia, AES, em conjunto com a alemã Siemens anunciaram no dia 11 de julho que estão formando uma joint venture (uma sociedade). O objetivo dessa parceria é dar conta de atender a rápida expansão que o mercado das energias renováveis vem apresentando.

Enquanto as baterias avançadas estão continuamente sendo desenvolvidas e seus preços aparecendo cada vez menores no mercado, diversos países estão apostando nas energias renováveis como forma de frear a emissão de gases do efeito estufa.

E a propósito, Fluence será o nome da joint venture, formada pela participação de 50% de cada empresa. A Fluence venderá tecnologias de baterias de lítio-íon. As duas empresas, individualmente, já comercializam baterias desse tipo.

É importante destacar que as parceiras, AES e Siemens, possuem cerca de 17% das instalações de armazenamento de energia!

Segundo o presidente executivo da AES, Andres Gluski, este é um mercado fragmentado, o que justifica a junção de dois de seus líderes.

Outras empresas também anunciaram a entrada no mercado

Outra empresa que também iniciou as vendas de baterias residenciais recentemente, seguindo o mesmo caminho da Tesla, foi a Daimler, dona da Mercedes Benz, que pretende atuar com maior força na venda de modelos de baterias para armazenamentos em residências.

Os sistemas residenciais, em sua maioria, formados por energia solar fotovoltaica são compostos das placas, um inversor de bateria, sistema de gerenciamento e as próprias baterias. O sistema completo custa em média U$ 10.000 já com a bateria e instalação inclusas.

Gráfico Interativo: Características Técnicas

Passe o mouse sobre a imagem para conferir as características técnicas da bateria da Mercedes-Benz:

Comentários (0) Energias Renováveis, Notícias

Continue Lendo

Usar Água da Chuva vale a pena? Conheça os benefícios

Antes de começarmos a falar sobre a água da chuva, separamos para você um artigo muito interessante, dividido em duas partes, que nos faz refletir sobre o real valor da água (clique e leia: parte 1 / parte 2).  É importante que você compreenda o seu valor para depois assimilar sobre a importância de utilizar técnicas de aproveitamento. Quando compreendemos que a água é sinônimo de vida, fica mais claro o seu real valor.

Em resumo: “A água deve ser muito bem aproveitada, reaproveitada e valorizada.”.

E agora, podemos falar de água da chuva!

Basicamente, existem dois motivos que fazem os consumidores optarem por um sistema de aproveitamento de água da chuva:

> A economia financeira obtida com o sistema; e

> A diminuição do consumo de água potável.

Porém, esses são apenas dois dos inúmeros benefícios obtidos com a instalação de uma Cisterna. Optar pelo uso da água da chuva traz consigo benefícios sociais, econômicos e ambientais em todas as esferas.

Para entender melhor estes benefícios, criamos uma listagem para demonstrar o quanto esse sistema é revolucionário:

A Cisterna Para Água da Chuva Auxilia na redução de enchentes

As enchentes, problemas recorrentes dos grandes centros urbanos, são causadas basicamente pela alta taxa de impermeabilização do solo, que interrompe o ciclo natural da água, causando alagamentos de dimensões catastróficas.

As cisternas para aproveitamento de água da chuva, além da função de uma caixa de retardo, mantêm a água limpa e disponível para usos não potáveis.

Quando utilizadas em larga escala e de maneira descentralizada em diversos imóveis, numa região que sofre com alagamentos, as cisternas absorvem a água da chuva, que não conseguiria retomar seu ciclo.

Para se ter uma ideia, uma residência com área de telhado de 200m² em média, tem potencial para armazenar de 9.000 a 20.000 litros de água, que ficará disponível para uso em diversos para fins não potáveis.

Já em uma indústria cujo galpão tenha 1.000m² de área de telhado, uma cisterna pode reservar em média até 100.000 litros de água a cada chuva.

Segurança Operacional

Considerada tecnicamente água não potável, a água de chuva pode ser usada em diversas atividades da casa e da empresa, em algumas regiões com extrema carência de água e tomados os devidos cuidados a água de chuva pode até mesmo servir para usos domésticos.

Cabe destacar que essa regra não vale para os grandes centros urbanos, devido às circunstâncias ambientais próprias de grandes cidades. Nestes casos substituir a água potável por água de chuva é uma ação estratégica, inteligente e de grande relevância socioeconômica.

No Brasil, desde 2007, existe uma norma para o aproveitamento de água da chuva – A NBR 15527 parametriza etapas e componentes necessários para o aproveitamento de água da chuva onde o dimensionamento, uso de equipamentos específicos (Filtro, freio d’água, sifão ladrão, entre outros) são indicados de modo a garantir a qualidade da água (esta que sempre deverá ser utilizada para finalidades não potáveis).

Melhor Valorização do Imóvel

Muitos consumidores adquirem sistemas sustentáveis no intuito de valorizar seu imóvel. Imóveis que possuem sistemas sustentáveis são valorizados cerca de 10% a mais no momento da venda. A cisterna para aproveitamento de água da chuva é um dos equipamentos que compõem os sistemas, assim como a energia solar fotovoltaica e aquecimento solar, entre outros.

Vale lembrar, que além da valorização, o consórcio destes sistemas colabora na redução de custos com água e energia.

Mais Empregos

Nos últimos anos, principalmente após a crise hídrica, o número de empresas fornecedoras de equipamentos para aproveitamento de água da chuva praticamente triplicou. Essa expansão do mercado, além de trazer mais inovações, gerou novos empregos, movimentando a economia assim como a concorrência e consequentemente a busca pela viabilização deste sistema.

Foi inclusive neste cenário que a ECOCASA lançou a Cisterna Pronta – A maior inovação em aproveitamento de água da chuva dos últimos 15 anos que tornou o tempo de instalação em média 4x mais rápido sem obras complexas, inibindo também uma dificuldade antiga que existia em relação aos equipamentos (filtros, freio, sifão, automação, etc.), que por serem relativamente novos eram difíceis de instalar – Com a Cisterna Pronta a instalação se dá em apenas 3 etapas simples.

Como vimos, aproveitar água da chuva é uma nova possibilidade que carrega consigo inúmeros benefícios. Quer ter um sistema em casa? A ECOCASA dimensiona seu sistema para que você possa obter o melhor custo-benefício com a melhor tecnologia disponível no mercado brasileiro.

Clique e solicite sua proposta.

Comentários (0) Aproveitamento de Água da Chuva

Continue Lendo

Conheça todas as tecnologias sustentáveis da Ecocasa

Em 16 anos sustentamos várias ideias e viabilizamos diversas soluções.

Todo mundo que conhece a ECOCASA® sabe – Somos assumidamente apaixonados por aproveitamento de água da chuva, tanto que desenvolvemos a Cisterna Pronta e provamos que era possível dar um salto enorme neste tema aqui no Brasil.

Arquitetos, Engenheiros e Projetistas – Sabia que você pode acelerar seus projetos com a Cisterna Pronta? Clique aqui para saber mais.

Agora vamos além. A ECOCASA® é uma das poucas empresas no Brasil que pode oferecer uma alta gama de materiais e sistemas para uma construção realmente sustentável. Por isso listamos alguns projetos bacanas para você saber mais sobre o que fazemos em nosso dia-a-dia: Continue Reading

Comentários (0) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Aquecedor Solar, Cisterna Pronta, Crise Hídrica, Energia Solar Fotovoltaica, Madeira Plástica

Continue Lendo

Água – Um Importante Ativo da Economia Verde

Economia sempre foi uma palavra bastante utilizada para definir a atitude que se deve tomar em relação à água, porém, com o passar dos tempos este mesmo termo tem ganhado um novo significado, o de economia financeira.

Economizar água é economizar, além de um precioso recurso natural, dinheiro, o que torna o processo de aproveitamento de fontes alternativas e reuso de águas servidas um investimento rentável.

Sendo assim, investir em tecnologias que tratem a água para uso não potável passou a ser uma nova realidade de investimento sustentável, oferecendo em alguns casos a recuperação do investimento em poucos anos, a partir da economia obtida. Continue Reading

Comentários (0) Água, Tratamento de Esgoto Doméstico, Tratamento de Esgoto Industrial

Continue Lendo

Como Fugir Do Aumento de Energia? Descubra

Economizar energia elétrica diminui a necessidade de investimento em infraestrutura do País, minimizando o risco de impactos ambientais. Pensar Energia Elétrica Fotovoltaica (Solar) é uma solução madura para fazer a sua parte.

A evolução dos sistemas domésticos de geração de Energia Fotovoltaica, ou Solar, são os chamados Sistemas On Grid, que possibilitam a interação ativa com a rede distribuidora de energia elétrica, tanto em imóveis residenciais, comerciais, ou industriais. De forma mais simples, cada imóvel passa a funcionar como uma microunidade de produção de energia elétrica, entregando para a rede distribuidora o excesso de sua produção, em relação ao seu consumo próprio, para a venda. Continue Reading

Comentários (0) Energia Solar Fotovoltaica

Continue Lendo

Inspire-se! Conheça uma Casa Sustentável

Um único imóvel unindo diversas tecnologias ambientais diminui drasticamente seu impacto no Meio Ambiente. Inspire-se com este estudo de caso e saiba como cada tecnologia colabora para diminuir despesas com água e energia.

A construção civil é de longe a atividade humana que mais causou impactos ao Meio Ambiente com o passar dos anos e o desenvolvimento das civilizações.

Uma vez que a sociedade como um todo se desenvolve num ritmo cada vez mais veloz, demorou muito para que a sustentabilidade entrasse em pauta e somente a partir deste ponto, surgissem discussões mais aprofundadas sobre o tema abrangendo o consumo humano como um todo.

Essas interferências se tornaram cada vez maiores e sem freio algum, por isso, agir com pensamento crítico sustentável se tornou crucial para a sobrevivência do nosso ecossistema.

O primeiro passo para um futuro mais sustentável reside em não mais permitir que construções que causem danos ao Meio Ambiente se multipliquem com tamanha velocidade, e que mesmo após o término, o imóvel continue diminuindo seu impacto consumindo menos recursos valiosos como água e energia.

No caso a seguir você conhecerá um projeto desenvolvido pela ECOCASA que reduziu com sucesso seu impacto ambiental e as tecnologias envolvidas para que isso fosse possível. Continue Reading

Comentários (0) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Aquecedor Solar, Arquitetura Sustentável, Cisterna Pronta, Cisternas, Energia Solar Fotovoltaica, Energias Renováveis, IPTU Verde, Madeira Plástica, Telhado Verde

Continue Lendo

Estações Compactas Mizumo – O Que é Importante Saber?

Após 16 anos, Mizumo anuncia saída do mercado. Entenda tudo sobre o que muda e as novidades do setor neste post.

Em 2001 a Mizumo deu início às suas atividades no Brasil, trazendo consigo tecnologia japonesa para o tratamento biológico de esgoto, propondo ao mercado uma nova maneira de cuidar do saneamento básico – As Estações Compactas de Tratamento de Esgoto.

As Estações Compactas de Tratamento de Esgoto chegaram ao Brasil há 16 anos. Essa tecnologia japonesa, trazida pela empresa Mizumo, deu ao mercado uma nova maneira de cuidar do saneamento básico.

Antes da chegada da Mizumo, sofríamos há muito tempo com um problema: a utilização de sistemas de tratamento de esgoto com tecnologias ultrapassadas e duvidosas, que não garantiam a eficiência, oferecendo riscos à saúde da população, tais como as fossas negras (que além de proibidas causam danos irreversíveis a natureza).

A solução tecnológica da estação compacta de tratamento de esgoto chegou para resolver esses problemas de forma eficaz, acessível e com o objetivo principal de preservar e reparar o Meio Ambiente. Continue Reading

Comentários (0) Água, Notícias, Tratamento de Esgoto Doméstico, Tratamento de Esgoto Industrial

Continue Lendo

[Infográfico] Como Reduzir Sua Pegada Ecológica em 6 Passos

Descubra neste infográfico 6 passos simples para reduzir a sua pegada ecológica.

Como já vimos neste artigo, reduzir a pegada ecológica é sinônimo de consciência tranquila, economia e valorização das ações sustentáveis que podemos tomar.

Criamos um infográfico com 6 passos simples, que você pode adotar a partir de agora, para reduzir sua pegada ecológica. Confira: Continue Reading

Comentários (0) Outros

Continue Lendo

Como Anda Sua Pegada Ecológica? (E o que Você Pode Fazer Para Reduzi-la)

Manter vivo o espírito da sustentabilidade é um dos maiores desafios da civilização no período em que vivemos. Saiba o que pode ser feito, começando por você.

A comunidade Internacional vem sendo pautada pela interferência do ser humano na natureza e a sua relação com a sustentabilidade. E nesse cenário, é necessário compreender o que cada cidadão pode fazer para reduzir o impacto no ambiente.

Mas, antes de começarmos a falar sobre isso, vamos definir o que é Pegada Ecológica (do inglês footprint), trata de um sistema que calcula o quanto um país, cidade ou mesmo uma pessoa afetam o Meio Ambiente em termos de produção (agrícola, pecuária, construtiva etc), geração de resíduos (Lixo, carbono, etc) dentre outros fatores. Continue Reading

Comentários (1) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Aquecedor Solar, Energia Solar Fotovoltaica, Energias Renováveis, Telhado Verde

Continue Lendo

Tratamento de Esgoto no Brasil: Um Panorama Preocupante

No Brasil o tratamento de esgoto é um assunto que não vem sendo tratado com a total seriedade que o tema requer. Para se ter uma ideia, somente 50,3% da população brasileira tem acesso à rede de coleta. Se considerarmos as 100 maiores cidades brasileiras, mais de 3,5 milhões de brasileiros despejam esgoto de forma irregular (até mesmo em casos onde a rede coletora está disponível.)

Segundo o Estudo Trata Brasil “Ranking de Saneamento – 2015” a média das 100 maiores cidades brasileiras em tratamento dos efluentes foi de 50,26%, sendo que apenas 10 cidades tratam acima de 80% de seus esgotos. Continue Reading

Comentários (1) Água, Tratamento de Esgoto Doméstico, Tratamento de Esgoto Industrial

Continue Lendo