Blog da EcoCasa - Sustentando Ideias, Viabilizando Soluções

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

Consumo de Água – Alguns Fatos Importantes

Descubra quais são os grandes vilões da conta de água com este infográfico desenvolvido por nossa equipe a partir de dados fornecidos pela Sabesp. Continue Reading

Comentários (0) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Crise Hídrica, Outros

Continue Lendo

Tratamento de esgoto doméstico: Saia na frente!

Você que tem acompanhado nosso blog já está por dentro de como funciona o tratamento doméstico de esgoto e como você pode reutilizá-lo. Nesse novo artigo vamos fazer uma pequena síntese do que foi dito e apresentar as opções mais viáveis para o seu projeto.

Em nossa postagem anterior, explicamos como funciona o tratamento doméstico de esgoto e como você pode reutilizá-lo. Neste artigo vamos fazer uma síntese do que foi dito e apresentar as opções mais viáveis para o seu projeto.

Continue Reading

Comentários (0) Arquitetura Sustentável, Tratamento de Esgoto Doméstico

Continue Lendo

Proteja-se do Aumento na Tarifa de Energia

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou no mês de junho um aumento temporário de R$: 0,05 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido. A agência justificou o acréscimo com as condições desfavoráveis de geração de energia, decorrentes da expansão do uso de usinas termelétricas que subiram o preço de produção.

Devido a frequência no aumento das tarifas, torna-se cada vez mais viável a ideia de produzir sua própria energia e desprender-se da dependência do serviço oferecido pelas companhias. Uma solução interessante (e ecológica) para esse problema é fazer uso dos avançados sistemas fotovoltaicos da EcoCasa.

Continue Reading

Comentários (0) Outros

Continue Lendo

Como Aproveitar Água da Chuva: Um Guia pra Você Começar Hoje

Aproveitar água de chuva é essencial para quem busca sustentabilidade, ajudando o meio ambiente e garantindo economia para o seu bolso. Existem diversas maneiras de construir uma cisterna e assim garantir a preservação da água, além de economizar muito, valorizar o imóvel e até mesmo evitar enchentes (os benefícios são inúmeros). Descubra neste artigo os principais métodos utilizados para a construção de uma cisterna: Continue Reading

Comentários (0) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Arquitetura Sustentável, Cisterna Pronta, Cisternas, Crise Hídrica, Outros

Continue Lendo

Como funciona o tratamento de esgoto doméstico

Metade da população não tem acesso ao serviço de coleta.

Se você já pesquisou sobre o tema tratamento biológico de esgoto, deve saber que 100 milhões de brasileiros ainda não possuem acesso ao serviço de coleta. Este número preocupante, corresponde à metade da população do País, o que torna o esgoto um problema de saúde pública.

Segundo o instituto Trata Brasil, 47% das obras de esgoto do PAC, monitoradas há 6 anos, estão em situação inadequada. Apenas 39% de lá para cá foram concluídas e, hoje, apenas 12% se encontram em situação normal Continue Reading

Comentários (0) Água, Tratamento de Esgoto Doméstico, Tratamento de Esgoto Industrial

Continue Lendo

7 motivos para economizar com a Cisterna Pronta

Você já considerou implementar em seu projeto um sistema de aproveitamento de água da chuva? Aqui em nosso blog constantemente estamos falando sobre os benefícios destes sistemas, como valorização do imóvel, diminuição de até 70% no consumo de água, além do retorno sobre o investimento que você pode obter utilizando uma cisterna. Mas existem além dessas muitas outras vantagens. Listamos 7 delas, que você pode obter ao escolher a Cisterna Pronta, o sistema avançado de captação de água da chuva da ECOCASA para seu empreendimento. Veja:

Continue Reading

Comentários (0) Água, Aproveitamento de Água da Chuva

Continue Lendo

NBR 15527 – 3 Pontos Críticos sobre a Norma da Água da Chuva

Você Sabia que existe uma norma com parâmetros exigidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para coletar e utilizar água de chuva?

A NBR15.527/2007 traz diretrizes importantíssimas para garantir a instalação correta de sistemas de aproveitamento de água da chuva, como a Cisterna Pronta (que já vai pronta de fábrica com todos os itens requeridos pela norma).

Além disso, ela define três pontos muito importantes para a elaboração de um projeto de aproveitamento de água da chuva que entregue segurança e qualidade da água final. São eles:

1) A origem da água pode ser coletada – Atualmente, segundo a norma, somente a água do telhado pode ser coletada para o aproveitamento. Isso garante que poluentes dos mais diversos tipos, presentes no solo não vão parar dentro da Cisterna, o que prejudicaria a qualidade da água.

2) Os Usos da Água da Chuva – A norma é bem clara quando o assunto é o destino da água da chuva. Esta é uma água de excelente qualidade, mas que não deve ser utilizada para fins potáveis, tais como banho, consumo humano, lavagem de louça e afins. Os usos não potáveis, nos quais podemos utilizar a água da chuva incluem: Lavagem de pisos, carros, irrigação, drenagem de vasos sanitários, processos industriais, dentre outros.

3) Dimensionamento da Cisterna – A Cisterna precisa ser dimensionada de acordo com a área de telhado e o índice pluviométrico de sua região. Isso garante um melhor retorno sobre o investimento e que a água da chuva possa ser armazenada em volume suficiente para supriras necessidades do imóvel nos períodos de menor ocorrência das precipitações.

Partindo desse ponto, podemos destacar mais uma vantagem da Cisterna Pronta em relação às de plástico pré-fabricadas e alvenaria. Sempre ao cotar seu sistema nossa equipe irá calcular o tamanho ideal para seu imóvel, considerando todas as possíveis variáveis, como área de telhado e precipitação de chuva de acordo com a localidade e um histórico com dados sobre a chuva em sua região por mais de 30 anos. Daí em diante é só instalar a Cisterna Pronta em seu empreendimento de forma rápida e intuitiva.

A Ecocasa investe pesado em pesquisas e tecnologia, oferecendo aos nossos clientes uma experiência completa, com acesso ao mais alto nível de sustentabilidade e economia. Descubra o tamanho ideal para sua cisterna. Solicite sua proposta clicando aqui.

Comentários (0) Outros

Continue Lendo

Água da Chuva: Como ela reduz a conta de água?

Os sistemas de aproveitamento de água da chuva fazem a coleta, filtragem e armazenamento da água que cai no telhado de seu imóvel.

Muito além dos 200 litros de água da chuva, aproveitados pelos sistemas caseiros, uma cisterna para água da chuva pode facilmente filtrar e armazenar mais de  5.000 litros de água limpa.

Apesar de não possuir potabilidade (não poder ser consumida por nós, seres humanos), a água da chuva é um ativo excelente para fazer a drenagem de vasos sanitários e lavar a roupa (além de outros usos não potáveis).

Isso significa que você poderia reduzir seu consumo de água em até 70%, dependendo do seu padrão de consumo e do local da instalação de sua cisterna. Continue Reading

Comentários (0) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Cisterna Pronta, Cisternas, Crise Hídrica

Continue Lendo

Marketing Sustentável – Benefícios econômicos, sociais e ambientais

Você já ouviu falar em Marketing Sustentável? É muito provável que sim, visto que a prática está em atenuante crescimento no mercado internacional. Você pode até não conhecer o conceito, mas certamente já se deparou com marcas e produtos que se vendem com a proposta de não serem tão agressivas ao meio ambiente.

No entanto, o Marketing Sustentável em seu cerne vai muito além da produção ecologicamente correta. O maior impacto da prática está em seu auxílio na criação de uma cultura de preservação. Ou seja, sua área de atuação atinge diretamente a conscientização das pessoas.

Os benefícios são muitos e com o Marketing Verde, como também é conhecido, todos saem ganhando. Há, por exemplo: produtos orgânicos, embalagens biodegradáveis, recursos de reciclagem, entre tantas outras formas materializadas dessa ideologia de cunho ambiental. Continue Reading

Comentários (0) Outros

Continue Lendo

Reúso de Esgoto Tratado: O que é preciso saber no Brasil

Não é nenhuma novidade que o esgoto é um problema bastante grave no Brasil. Por isso, precisamos falar de uma nova realidade, bastante positiva, que segue a tendência global de sustentabilidade no que tange o gerenciamento de recursos hídricos – o reuso de esgoto tratado.

Na prática, até mesmo a água que recebemos em nossa torneira é, de certa maneira, o esgoto que foi tratado. Isso porque, quando transformamos a água potável em esgoto, o mesmo segue para as estações municipais. recebe um tratamento e quando atinge um nível seguro de pureza o esgoto já tratado é lançado nos rios, que farão o processo de depuração biológica, transformando o esgoto em água doce novamente.

Mais pra frente, a água do rio será captada pelos sistemas de abastecimento e passarão pelo tratamento de água nas ETA’s (estações de tratamento de água), que através dos tratamentos físico-químicos transformarão a água doce em água potável, atendendo uma série de exigências da portaria 2.914 do ministério da saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Continue Reading

Comentários (0) Arquitetura Sustentável, Bio Construção, Tratamento de Esgoto Doméstico, Tratamento de Esgoto Industrial

Continue Lendo

Inscreva-se

Cadastre-se e receba as novidades do mundo da Construção Sustentável.

Faça parte de nossa lista especial e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu
e-mail.
close-link