Aproveitamento de água da chuva - ECOCASA Tecnologias Ambientais

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434





Entenda o Sistema de Aproveitamento de Água da Chuva

Conheça os processos estabelecidos pela NBR 15527/2007 para garantir a qualidade da água em seu sistema de aproveitamento de água da chuva

Filtro: dispositivo para remoção de detritos e com o conceito de autolimpeza - Aproveitamento de água da chuva.

Filtro Para Água da Chuva:

dispositivo para remoção de detritos e com o conceito de auto-limpeza. (Atendendo ao item 4.2.3 da NBR 15527:2007)

Freio d’agua: impede o turbilhonamento de partículas decantadas e oxigena a água do fundo do reservatório. (ATENDIMENTO AO ITEM 4.3.2 DA NBR 15527:2007) - Aproveitamento de água da chuva.

Freio d’agua:

Impede o turbilhonamento de partículas decantadas e oxigena a água do fundo do reservatório. (Atendendo ao item 4.3.2 da NBR 15527:2007)

Sifão Ladrão: extravasa o excesso de água e evita a entrada de animais e odores provenientes da rede pública de drenagem. (ATENDIMENTO AO ITEM 4.3.2 DA NBR 15527:2007) - Aproveitamento de água da chuva.

Sifão Ladrão:

extravasa o excesso de água e evita a entrada de animais e odores provenientes da rede pública de drenagem. (Atendendo ao item 4.3.2 da NBR 15527:2007)

Boia de Sucção: Succiona a água na região mais limpa do reservatório. (ATENDIMENTO AO ITEM 4.3.2 DA NBR 15527:2007) - Aproveitamento de água da chuva.

Boia de Sucção:

Succiona a água na região mais limpa do reservatório. (Atendendo ao item 4.3.2 da NBR 15527:2007)

Aproveitamento de água da chuva é uma maneira altamente sustentável de economizar água para fins não potáveis (Limpeza do quintal, lavagem de carros, vasos sanitários, dentre outros.)

Aproveite a água de chuva e diminua os impactos ambientais

Durante os anos temos acompanhado o constante aumento populacional dos grandes centros urbanos, mas na direção contrária anda a falta de investimentos  em infraestrutura para água, no que tange ao abastecimento e coleta de esgoto.

A consequência disso tem sido dois extremos: Enchentes cada vez mais constantes e crises hídricas causadas pelo alto consumo e baixa disponibilidade do recurso.

Por isso, a água é um tema que deve ser amplamente discutido, aliado aos problemas de controle e gestão das inundações, é o uso da água tratada, que, em alguns casos, pode ser substituída por fontes alternativas.

Nesses dois casos, o aproveitamento de águas pluviais se mostra como uma solução inovadora, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico.

Todavia, para a obtenção do resultado desejado de um projeto, é necessário que dois fatores sejam levados em consideração:

O Dimensionamento:

Esta é a etapa mais importante de seu projeto de aproveitamento de água da chuva. O correto dimensionamento, garante que a Cisterna não será, nem super, nem subdimensionada, garantindo água da chuva pelo maior período possível durante o ano todo. Para dimensionar o melhor sistema para seu projeto, utilizamos 2 fatores: A área de telhado disponível e o histórico de chuvas em sua região nos últimos 30 anos. Com estes dados poderemos dimensionar uma cisterna para aproveitamento de água da chuva que armazenará o volume ideal de água, garantindo o melhor custo x benefício.

O dimensionamento também inclui os sistemas de automação necessários para disponibilizar a água no ponto que você precisa, seja numa torneira, ou mesmo reservatório superior.

Se quiser saber qual é o melhor volume de cisterna para seu projeto, preencha o formulário no início da página e um de nossos especialistas cuidará de todo o resto.

A Qualidade:

Neste item são definidos os equipamentos de filtragem e pré-reservação, – onde são removidos todos os elementos que são passíveis de degradação da água que após passar pelo filtro de água da chuva será reservada em sua cisterna (Reservatório destinado ao armazenamento da água de chuva coletada).

A água da chuva possui excelente qualidade, mas cada tipo de uso pode precisar de um tratamento específico, por isso alguns equipamentos são recomendados para garantir a qualidade final da água, alguns deles são: filtro de areia, sistemas de desinfecção, Sistema de bombeamento, etc.

Uma vez observados esses fatores, o projeto de aproveitamento de água de chuva, além de atuar no controle e gerenciamento de enchentes, também oferecerá água de excelente qualidade a fim de substituir a água potável em fins menos nobres como: limpeza de pisos e equipamentos em geral, irrigação, drenagem sanitária, resfriamento e processos industriais, entre outros usos.

Além de cuidados normais de qualquer projeto de engenharia, recomenda-se que as diretrizes da Norma Técnica Brasileira – ABNT/NBR 15.527/ 2007, para aproveitamento de águas pluviais, sejam observadas a fim de se ter um projeto seguro e eficiente.

Quanto Custa um Sistema de Aproveitamento de Água da Chuva?

Tudo depende do dimensionamento de seu sistema, para saber o custo médio para seu projeto, não deixe de preencher o formulário desta página com o máximo de detalhes possível, assim, chegaremos no sistema ideal, que garantirá excelente economia de água durante todo o ano, colaborando assim para que exista no longo prazo até mesmo um retorno sobre o investimento.

Confira algumas imagens sobre os componentes citados nesta página:

Inscreva-se

Cadastre-se e receba as novidades do mundo da Construção Sustentável.

Faça parte de nossa lista especial e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu
e-mail.
close-link