Aproveitamento de Água da Chuva - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434





Aproveite a água de chuva e diminua os impactos ambientais (assista ao vídeo!)

A consequência da crescente urbanização aliada à ocupação de regiões é a impermeabilização do solo em áreas naturais. Isso exige que as soluções sejam cada vez mais inovadoras em busca do controle e minimização dos impactos causados pelas inundações.

Um tema que deve ser amplamente discutido, aliado aos problemas de controle e gestão das inundações, é o uso da água tratada, que, em alguns casos, pode ser substituída por fontes alternativas.

Nesses dois casos, o aproveitamento de águas pluviais se mostra como uma solução inovadora, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico.

 

Todavia, para a obtenção do resultado desejado de um projeto, é necessário que dois fatores sejam levados em consideração:

  1. O Dimensionamento:

Trata do cálculo pelo qual o projeto é quantificado, quanto ao volume possível de coleta com base em área destinada ao aproveitamento de água de chuva e oferta histórica de chuvas no local de sua implantação;

 

  1. A Qualidade:

Definição dos sistemas de tratamento, armazenamento e cuidados com a água coletada. Neste item são definidos os equipamentos de filtragem pré-reservação, – onde são removidos todos os elementos que são passiveis de degradação da água depois de reservada numa cisterna (Reservatório destinado ao armazenamento da água de chuva coletada) – a qualidade e o tipo de reservatório a ser utilizado, bem como sistemas de tratamento pré-consumo que são instalados na saída da cisterna antes dos pontos de consumo, os sistemas podem ser: filtro de areia, sistemas de desinfecção, Sistema de bombeamento, etc.

Uma vez observados esses fatores, o projeto de aproveitamento de água de chuva, além de atuar no controle e gerenciamento de enchentes, também oferecerá água de excelente qualidade a fim de substituir a água potável em fins menos nobres como: limpeza de pisos e equipamentos em geral, irrigação, drenagem sanitária, resfriamento e processos industriais, entre outros usos.

Além de cuidados normais de qualquer projeto de engenharia, recomenda-se que as diretrizes da Norma Técnica Brasileira – ABNT/NBR 15.527/ 2007, para aproveitamento de águas pluviais, sejam observadas a fim de se ter um projeto seguro e eficiente.

Quanto Custa um Sistema de Aproveitamento de Água da Chuva?

A aquisição de um sistema de aproveitamento de água da chuva é um investimento que só gera benefícios. Pois além de estabelecer retorno financeiro, valoriza ainda mais o imóvel. O preço do sistema de aproveitamento de água da chuva dependerá do projeto, uma vez que cada área de telhado demanda configurações de componentes diversificadas. 

Quanto Tempo leva o Retorno Sobre o Investimento?

Considerando as condições climáticas do Brasil e a tarifa atual de água, o investimento em um sistema de aproveitamento de água da chuva costuma retornar o valor investido em, aproximadamente, 2 anos para o seguimento industrial e 5 anos para o residencial. Esse retorno é calculado de acordo com a economia que o sistema gera, podendo chegar, na maioria dos casos, em uma redução de 50% do volume de água potável consumida da rede municipal/local.