Água da Chuva e Água de Reúso - Entenda as diferenças - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

Água da Chuva e Água de Reúso – Entenda as diferenças

Comentários (0) Água, Cisterna Pronta, Cisternas

Se você tem acompanhado a nossa campanha #2018sustentável já deve estar por dentro do que há de mais inovador e interessante em tecnologia ambiental atualmente no Brasil. Já falamos em outras postagens que o aproveitamento, tanto de água de chuva quanto o de água de reúso (esgoto tratado), é uma realidade cada vez mais expressiva no cenário nacional. O intuito desse novo artigo é discorrer sobre as diferenças entre esses dois sistemas ecológicos.

Antes de mais nada, vamos recapitular alguns pontos que já foram citados aqui para situar você, caro leitor, dentro do conceito de aproveitamento de água.

A água da chuva, cuja captação é feita de maneira mais simples e efetiva através de uma Cisterna Pronta, passa por um processo leve de filtragem e garante seu uso para alguns fins específicos, como: irrigação, descargas, torneiras para lavagem de pisos, calçadas, carros, etc. Ou seja, mesmo que a água esteja em um ótimo estado de pureza, ela ainda não é suficientemente pura para que seja usada para fins potáveis, como beber ou cozinhar.

A água de reúso, por sua vez, consiste no resultado do tratamento de esgoto doméstico. Essa água sofre um processo de filtragem mais complexo, por conta de seu estado inicial, e seu uso é mais limitado do que o da água de chuva. A água de reúso é predominantemente usada em processos de irrigação. Contudo, hoje é possível, através de uma técnica chamada de “ultrafiltração”, atingir um nível de pureza muito maior dessa água, tornando-a apta aos mesmos usos domésticos da água de chuva.

Outra possibilidade interessante é fazer uso dos dois sistemas. Imagine um cenário no qual um imóvel tenha uma grande área para irrigação, como uma indústria da agricultura, por exemplo. A água de reúso pode não ser suficiente para suprir toda a demanda necessária, portanto, pode-se utilizar também água da chuva para o fim citado. A água de reúso e de chuva pode ser armazenada em um terceiro tanque, maior, que servirá como a fonte para o processo de irrigação.

E aí, já decidiu como vai contribuir para a preservação da água no nosso planeta? Aproveitar água de chuva ou de reúso? Ou quem das duas? Entre agora mesmo em contato com a equipe EcoCasa e peça seu orçamento sem compromisso. As tecnologias ambientais vêm evoluindo gradativamente e nós fazemos o possível para te aproximar delas. Sustentabilidade é a palavra do futuro e esse é nosso principal produto.

Inscreva-se

Cadastre-se e receba as novidades do mundo da Construção Sustentável.

Faça parte de nossa lista especial e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu
e-mail.
close-link