6 Dúvidas esclarecidas sobre Aproveitamento de Água da Chuva - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

6 Dúvidas esclarecidas sobre Aproveitamento de Água da Chuva

Comentários (0) Outros

Respondemos às principais dúvidas de nossos leitores sobre sistemas de aproveitamento de água da chuva no Brasil. Confira a matéria completa:

1) “Dá pra beber água da chuva?”

A água da chuva possui uma qualidade excepcional, porém para os usos não potáveis, isso porque, apesar da excelente qualidade ela não está livre de germes e bactérias que possam vir do telhado, de onde ela é captada. Por isso, lavar louças, tomar banho e beber a água da chuva sem tratamento específico de potabilidade, pode trazer sérios riscos à saúde.

2) “Posso coletar a água dos telhados e do chão?”

Diversos estudos e as diretrizes da norma técnica brasileira (ABNT/NBR15.527) indicam que a água da chuva só deve ser coletada dos telhados ou superfícies elevadas, pois estas costumam ser mais limpas do que o chão, especialmente onde há transito de veículos, animais e outros contaminantes não presentes em telhados, como combustível por exemplo. Esses tipos de poluentes encaminhados à cisterna poderiam comprometer todo o volume. Além disso, é imprescindível a instalação de um filtro na entrada da cisterna para eliminar folhas, galhos, pedras e outros detritos que possam vir dos telhados e se degradarem dentro da cisterna.

3) “A cisterna precisa estar enterrada? ”

Necessariamente a cisterna não precisa ser enterrada, porém, quando enterrado, o reservatório não fica exposto ao sol, o que impede a proliferação de algas e microrganismos, além da temperatura da água ficar mais baixa, o que contribui para sua conversação por mais tempo. Nos casos onde a cisterna fica aérea, é recomendado que seja pintada na cor branca, para que não absorva os raios solares e maximize a conservação da água.

4) “Quanto custa uma cisterna?”

A questão não é tanto o custo da cisterna, mas o valor do sistema como um todo. Além da cisterna uma série de equipamentos são necessários para limpar a água, além do sistema de automação da bomba. Por isso criamos a Cisterna Pronta, que já vai para a obra com todos os componentes instalados. Além de acelerar o processo de instalação ela não requer obras complexas como lajes de apoio inferiores e superiores. O sistema (Cisterna + componentes de filtragem e automação) está disponível a partir de R$ 10,000,00.

5) “Qual é a etapa ideal da obra para instalar minha cisterna?”

Essa é uma pergunta bastante recorrente. A cisterna pode ser instalada desde o início das fundações até mesmo após o término da construção. Você também pode instalar a cisterna em imóveis antigos. Não há nada que impeça a instalação de uma cisterna, principalmente para quem entende o real valor da água e deseja começar a fazer a diferença hoje mesmo.

6) “Posso lavar roupas com a água da chuva?”

Na norma brasileira não existe nenhum item que proíba a lavagem de roupas, porém, temos algumas dicas importantes para garantir a segurança e qualidade da água:

  • Utilize um sistema de filtragem secundário, além do filtro de entrada da cisterna. Este filtro garantirá o polimento da água conferindo-lhe ainda mais qualidade.
  • Utilize um clorador, antes ou depois do filtro secundário, para efetuar uma desinfecção básica da água.

Com essas duas ações você garantirá roupas limpas sem gastar água da rede pública.

Atualização:

(7) “Uma Cisterna valoriza o imóvel?”

Sim! Estima-se que a instalação de uma cisterna e também de outras tecnologias ambientais aumente o valor do imóvel em até 10% no momento da revenda, além claro, de gerar economia de água.

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais.

Links úteis:

Cisterna Pronta – A maior inovação em sistemas de aproveitamento de água da chuva do mercado brasileiro.

Fale conosco – solicite seu orçamento ou dimensione sua cisterna. Nossos consultores estão prontos para auxiliar você a escolher o melhor sistema para seu imóvel.